1930 Copa do Mundo FIFA – Uruguai O Início
Por que a Copa do Mundo se chama Copa do Mundo?
Desde pequenos, sempre ouvimos falar em Copa do Mundo, mas quase ninguém sabe o motivo de ela ser chamada assim.
Coupe, em francês, significa taça, e os criadores do Campeonato Mundial diziam que o vencedor ganharia a Coupe du Monde. Em nosso país por muito anos a Copa do Mundo foi chamada de Taça do Mundo, exemplo disso é a musica cantada pelo povo na Copa de 1970 que tinha os seguintes dizeres: ” A Taça do Mundo é Nossa”. Com a influencia de ingleses e espanhóis, o nome Copa do Mundo se fortaleceu e já não se fala mais de Taça do Mundo.
Após a criação da FIFA foi crescendo a vontade de se organizar um campeonato entre países, ideia não levada a diante porque muitos consideravam o futebol olímpico como um campeonato mundial, prova disso é que o Uruguai campeão olímpico em 1924 e 1928 era considerados por muitos BICAMPEÃO MUNDIAL. As brigas e discussões continuavam tendo de um lado os que defendiam o torneio olímpico como sendo mundial e do outro os que defendiam o profissionalismo no mundial tendo em vista que o torneio olímpico era aberto apenas para amadores, mas na Europa já existia o futebol profissional.
Jules Rimet, um dos fundadores da FIFA, trouxe o assunto a tona em um congresso da entidade realizado em Barcelona em 1929, alguns países europeus ainda votaram contra pois ainda não eram profissionais no futebol, já o Uruguai fez o maior estardalhaço, pois recém tinham conquistados o Bi Olímpico, e ainda de quebra se ofereceram para sediar o primeiro mundial em comemoração ao seu Centenário de Independência em 1930.
Muitas seleções europeias desistiram de disputar a primeira Copa do Mundo por ter que atravessar o Oceano Atlântico de navio alegando o cansaço da longa viagem que teriam que enfrentar.
Sendo assim tivemos apenas 4 países do velho continente: França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica.
Do continente americano disputaram Brasil, Argentina, Chile, México, Bolívia, Peru, Estados Unidos e Paraguai, além dos uruguaios, donos da casa.
Após 17 partidas e 64 gols marcados, a Copa chegou à decisão com os rivais da decisão olímpica de dois anos antes. O Uruguai, medalha de ouro em 1924 e 28, venceu a Argentina por 4 a 2, no estádio Centenário.
Dorado abriu o placar e colocou o Uruguai em vantagem aos 12 min de jogo. Peucelle, aos 20min, e Stábile, aos 37min, viraram o jogo para os argentinos. No segundo tempo, empurrado por sua fanática torcida, o Uruguai dominou a partida e Cea, Iriarte e Castro definiram o placar.
A final da Copa do Mundo de 1930
Local: Estádio Centenário – Montevidéu
Data: 30 de julho de 1930
Espectadores: 93.000
Árbitro: Langenus (Bélgica)
Jogo: Uruguai x Argentina
Escalações:
Uruguai: Ballesteros, Mascheroni, Nasazzi, Andrade, Fernández, Gestido, Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte. (Técnico: A. Suppici)
Argentina: Botasso, Della Torre, Paternoster, J. Evaristo, Monti, Arico Suárez, Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreyra e M. Evaristo. (Técnico: J. Tramutola)
Placar Final: Uruguai 4 x 2 Argentina
Veja o vídeo da Final Copa do Mundo Uruguai de 1930 clicando aqui
LISTA DE CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Goleiros: Joel, Velloso, Zé Luiz
Defensores: Brilhante, Itália, Benevenuto
Meias: Fausto, Fernando, Fortes, Hermógenes, Ivan, Manuelzinho, Oscarino, Pamplona
Atacantes: Araken Patusca, Benedito, Carvalho Leite, Doca, Moderato, Nilo, Poly, Preto, Russinho e Teófilo.
Treinador: Pindaro de Carvalho
“El Infiltrador”, como era conhecido, ficou no banco de reservas no primeiro jogo da Copa – vitória, por 1 a 0 sobre a França. Na segunda partida, contra o México, entrou no lugar de Roberto Cherro e fez três gols na vitória por 6 a 3, tornando-se o primeiro argentino a anotar o chamado “hat-trick” em Copas. Guillermo Stábile balançou as redes em todas as outras partidas da competição: Chile (1), EUA (2) e Uruguai (1). Foi o artilheiro máximo, mas não conseguiu o mais importante: conquistar o 1º título mundial da Argentina.