Análise do jogo: Ceará 2×2 Cruzeiro
Um dos jogos mais importante da rodada, foi entre Ceará e Cruzeiro, em Presidente Vargas, Fortaleza, pela penúltima rodada do campeonato brasileiro. Ambas equipe lutam contra o rebaixamento e, esse confronto,poderia defenir o rebaixamento do Ceará e/ou complicar a vida fo Cruzeiro. E foi o que aconteceu! A partida terminou empatada em 2 a 2 e complicou a vida das duas equipes que, na última rodada vai brigar, junto com o Atlético Paranaense por duas vagas para a série b. O Cruzeiro só depende de si próprio para escapar, já o Ceará, precisa vencer o Bahia e torcer para o Atlético Mineiro pelo menos empatar com o time celeste.
Primeiro tempo
Prometia ser um grande jogo, devido à importância do mesmo para as duas equipes que disputam contra o rebaixamento, e foi um excelente jogo. Jogando em casa, com o estádio lotado, o Ceará poderia ter ido para cima do time mineiro, devidos aos fatores citados, mas acabou apresentando um péssimo futebol. Mesmo jogando mal, o Vozão conseguiu sair na frente do Cruzeiro, com um belo gol do habilidoso Osvaldo, que pode ser reforço do Cruzeiro para a próxima temporada. Depois do gol, o Cruzeiro cresceu e, pouco tempo depois, empatou a partida com o atacante Anselmo Ramon, de cabeça. O primeiro tempo terminou empatada, com o time celeste apresentando um futebol melhor.
Segundo tempo
O Cruzeiro continuou apresentando um futebol melhor no segundo tempo, mas não conseguia levar muito perigo ao gol de Fernando Henrique. O Vágner Mancini, comandante do Cruzeiro, resolveu subistituir o autor do gol Anselmo Ramon e colocar o Ortigoza em seu lugar. Em seu primeiro lance no jogo, Ortigoza aproveitou um cruzamento de Wellington Paulista e marcou o gol da virada celeste, aliviando os torcedores do time mineiro presente no estádio Presidente Vargas. O Ceará, depois de sofrer o gol, acordou para o segundo tempo e voltou a pressionar o Cruzeiro. Aos 36 minutos dos segundo tempo, depois de um belo lançamento para o ataque, o Ceará aproveitou o erro da zaga cruzeirense e, com o zagueiro Daniel Marques, marcou um belo gol, empatando a partida e deixando o Ceará na elite, por mais uma rodada. Ainda nos últimos minutos, o Ceará tentou virar a partida, mas Fábio evitou o pior para os cruzeirenses.
Destaque do jogo
O destaque do jogo, certamente foi o goleiro Fábio, do Cruzeiro. O goleiro fez belas defesas e contribuiu muito para o empate do Cruzeiro. No primeiro tempo, Fábio fez uma defesa espetacular, em uma cabeçada do time cearense. Em outro lance, se machucou, ao dividir a bola com um jogador do vozão. Pelo lado do Ceará, o destaque foi o atacante Osvaldo, autor de um belo gol. O atacante do vozão deu muito trabalho para a zaga celeste.
Opinião
O Cruzeiro foi superior todo o jogo, mas continuou apresentando um futebol medíocre que vem apresentando durante todo o campeonato brasileiro e empatou com o Ceará. Devido aos outros resultados, o time mineiro poderia ter saído dessa situação e se livrado de vez da zona de rebaixamento, mas vai ter de vencer o rival Atlético para permanecer na elite do futebol. Vale lembrar que o Cruzeiro vai para o clássico sem os seus dois principais jogadores, o goleiro Fábio e o meio campo Montillo, ambos tomaram o terceiro cartão amarelo e desfalque o time do Cruzeiro na última rodada, o mesmo caso do volante Marquinhos Paraná.
O Ceará é um péssimo time e provou isto no jogo de ontem. O time não teve uma atuação boa e vacilou muito, mas conseguiu sair com empate, graças ao também péssimo futebol cruzeirense que teve diversas oportunidades, mas não aproveitou nenhuma, nem mesmo quando o time cearense errava na marcação ou vacilava.
A última rodada promete. O Cruzeiro enfrenta o rival Atlético, com três desfalques, como citei acima. O Atlético vem de uma goleada contra o Botafogo e pode contribuir, caso vença o clássico e Ceará ou Atlético Paranaense vença seus jogos, com o rebaixamento do Cruzeiro. Clássico é clássico e tudo pode acontecer, mas o Cruzeiro terá muitas dificuldades para permanecer na série a.
O Ceará enfrenta o Bahia que, na rodada de ontem enfrentou o Santos, na Vila Belmiro e empatou em 1 a 1, garantindo a permanencia na elite do futebol.