Atlético e Bahia vencem e se afastam da degola, Figueirense fica proximo da Libertadores
Atlético, Bahia e Figueirense venceram na abertura da 33º rodada do campeonato brasileiro, neste sábado. Atlético enfrentou o Grêmio, em casa, e venceu por 2 a 0, jogando com um a menos. O Figueirense surpreendeu o Botagofo, que jogava no engenhão, e venceu por 1 a 0, vitória que deixa o time Catarinense mais próximo da zona de classificação da Libertadores. Já o Bahia, que também briga para não cair, jogou em casa contra o São Paulo e venceu por 4 a 3, de virada, depois de estar perdendo por 3 a 1.
Atlético 2×0 Grêmio
O Atlético venceu a terceira consecutiva e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento. Ainda não está livre 100% de cair para a Série B, mas, nos últimos jogos a equipe mineira vem provando que merece permanecer na Série A, em 2012.
O jogo começou fraco, com os dois clubes errando muito e não criando oportunidades. O Grêmio chegou primeiro na partida e chegou a marcar um gol, com André Lima, que estava impedido. Gol anulado. Este lance fez o time alvinegro acordar para a partida, que começou a criar oportunidades, mas não acertava o gol. Aos 41 minutos do primeiro tempo, André pegou o rebote do chute de Fellipe Soutto e colocou a bola para a rede, fazendo 1 a 0 para o Galo na partida.
No início do segundo tempo, Neto Berola fez duas faltas e recebeu o cartão amarelo em ambas, sendo expulso. Com a expulsão, o Grêmio foi para cima do Galo, mas Renan Ribeiro, goleiro do Atlético estava inspirado. O técnico Cuca resolveu mudar o time, recuando o time, jogando apenas no contra ataque. E foi em um contra ataque que o Atlético fez o seu segundo gol, com Marquinhos Cambalhota, que entrou no segundo tempo. Cuca acertou em suas mudanças e foi o grande responsável pela evolução do futebol do Atlético. A torcida reconheceu o bom trabalho do Cuca e gritou, em coro, o nome do técnico, que ficou bastante emocionado.
O Atlético chegou aos 39 pontos e se mantem na 14º colocação, com dois pontos atrás do Palmeiras, que tem 41 e corre um pequeno risco de cair para a Série B. O Grêmio se manteve com 46 pontos e pode cair para a 11º colocação, caso o Atlético Goianiense vença o Atlético Paranaense e o Coritiba vença o Palmeiras. Ambos jogam foram de casa.
Bahia 4×3 São Paulo
Bahia e São Paulo fizeram um jogaço em Pituaçu, na Bahia. Em um jogo de sete gols, Bahia perdia por 3 a 1 e, em 20 minutos, fez três gols e virou a partida, levando o time a vitória. O São Paulo, que fez um bom primeiro tempo, não conseguiu manter o mesmo ritmo no segundo tempo, e acabou vacilando no final. O São Paulo não vence há nove jogos neste campeonato Brasileiro. A última vitória foi contra o Libertad, na Sul Americana, por 1 a 0. Leão, que assumiu o São Paulo no segundo jogo da Sul Americana, perdeu e foi eliminado da competição, empatou contra o Vasco e perdeu este jogo para o Bahia. Até o momento, o comandante ainda não venceu nenhuma dirigindo o São Paulo.
O São Paulo abriu o placar aos 21 minutos, com um golaço do volante Wellington, que marcou o seu primeiro gol no São Paulo. Depois disso, o São Paulo criou outras oportunidades de ampliar o placar, mas Marcelo Lomba fez grandes defesas.
No segundo tempo, com um minuto de jogo, Souza empatou para o Bahia, mostrando que o time baiano estava no jogo. Mas o São Paulo não ligou para o gol que sofreu e fez 3 a 1, com Lucas e Cícero. Quando tudo parecia que o São Paulo encaminhava para a sua primeira vitória no comando do Leão, o Bahia, em 20 minutos, marcou três gols, sendo um deles contra e virou a partida, deixando os torcedores baianos felizes.
O Bahia chegou aos 39 pontos, mesmo número do Atlético, mas fica uma posição abaixo, devido ao número de vitórias. O Bahia tem nove vitórias, contra 11 do Atlético. O São Paulo, com a derrota, viu sua vaga para a Libertadores ficar mais longe. O Tricolor Paulista permaneceu com 50 pontos, e caiu para a 8º colocação. O próximo jogo do São Paulo será em Morumbi, contra o Avaí, que briga para não cair. O Bahia vai à Serra Dourada enfrentar o Atlético Goianiense.
Botafogo 0x1 Figueirense
O Figueirense continua fazendo uma campanha espetacular neste campeonato brasileiro. O time do excelente técnico Jorginho, conseguiu vencer o Botafogo, que jogava em casa, por 1 a 0, e se aproximou ainda mais da zona da Libertadores.
O jogo não foi muito bom. Júlio Cesar, aos cinco minutos do primeiro tempo, arriscou um chute fora da área e marcou um golaço, o único da partida. Com a vitória, o Figueirense chegou aos 53 pontos, e está, até a rodade de domingo, em 5º lugar. O time catarinense pode ser ultrapassado por Flamengo e Internacional, que enfrentam, Cruzeiro e Fluminense, respectivamente, jogando em casa. Já o Botafogo vai perdendo a chance de assumir a liderança. Na partida contra o Santos, adiada, poderia ter assumido a liderança em caso de vitória, mas perdeu para a equipe santista. Hoje foi o mesmo caso. Em caso de vitória assumiria a liderença, temporariamente.