Brasileirão em números: tudo que aconteceu até aqui
Chegamos ao término da 9º rodada do campeonato Brasileiro, totalizando, até o momento, 90 jogos na competição nacional. Dos 90 jogos realizados até aqui, tivemos 229 gols marcados, sendo uma média de 2,54 gols por jogo. Os times que estão jogando em casa – como é de se esperar – estão vencendo mais, sendo um total de 43 vitórias de mandantes, 22 vitórias de visitantes e 25 empates. O total de público pagantes na competição é de 910.729. O maior público do campeonato é de 38.862, no confronto entre Fluminense 1×0 Flamengo, pela 8º rodada. O menor público é de 1.407, no confronto entre Portuguesa 2×0 Atlético, pela 4º rodada.
O árbitro que mais apitou neste brasileirão foi o Wilson Seneme, trabalhando em seis partidas. Francisco Carlos do Nascimento foi o árbitro que mais aplicou cartões amarelos até agora, totalizando 28 cartões. Paulo César de Oliveira aplicou dois vermelhos e é o árbitro que mais deu cartão vermelho.
O melhor ataque da competição é do Botafogo, que fez 21 gols em nove partidas. A equipe que menos fez gols no campeonato é o lanterna Atlético Goianiense, marcando apenas quatro em nove jogos. O Atlético Mineiro tem a melhor defesa do campeonato, mesmo sofrendo três gols contra o Figueirense, no sábado. São apenas seis gols sofridos. O Galo também tem a maior goleada aplicada deste brasileiro, a qual foi feita no confronto contra o Náutico, onde o time mineiro venceu por 5 a 1. A pior defesa fica com o vice campeão da Copa do Brasil, Coritiba, sofrendo em nove jogos, 20 gols. Atlético foi o time que mais venceu, com 7. Atlético Goianiense ainda não venceu e é o time com menos vitórias. Santos é o time com mais empates, totalizando 6. O Grêmio, por outro lado, ainda não empatou na competição e é o time com menos empates. O Galo, novamente está no topo, só que de cartões amarelos. Foram 30 em apenas nove jogos do Brasileiro.
Chegamos à ¼ do campeonato brasileiro e tem times que ainda não se acertou, como é o caso do Palmeiras, que valorizou a Copa do Brasil, a qual conquistou na última quarta feira e ainda está na zona de rebaixamento. O Atlético Goianiense já vai para o seu 3º treinador em nove partidas. Ainda não pontuou e tem de acordar já na próxima rodada se quiser permanecer na série A. O Fluminense, Atlético e Vasco já estão brigando pelo título do Brasileiro. Os três times vem muito bem na competição e seguem na ponta da tabela. O tricolor carioca é o único invicto na competição. São cinco vitórias e quatro empates. Tem, ao lado do Galo, a defesa menos vazada da competição, com apenas seis gols sofridos. O artilheiro do Brasileirão é Roger, da Ponte Preta, que foi o destaque do último jogo marcando três gols. Roger é artilheiro isolado com 6 gols. Luis Fabiano é o que tem mais amarelo, sendo seis. Rafael Marques (Atlético) é quem mais jogou até agora. São 810 minutos em campo. Vanderlei, goleiro do Coritiba, é quem mais sofreu gols, total de 12.