Confira todos os detalhes da Copa Libertadores 2013

Vai começar mais uma edição da Copa Libertadores da América. A partir de 22 de janeiro, voltam as emoções da competições mais importante da América do Sul. Neste ano, o torneio promete ser de grandes emoções, principalmente entre os torcedores dos clubes brasileiros, já que as equipes chegam fortes para a disputa da Libertadores 2013.

A seguir, você verá aqui no Mundo do Futebol, um guia completo com as informações do principal torneio da América do Sul e um dos mais disputados do mundo. Além disso, os detalhes dos times brasileiros e do torneio, e algumas curiosidades históricas e os números da Copa Libertadores.

O atual campeão é o Corinthians. Em 2012, o Timão conquistou a América pela primeira vez, e de forma incontestável, com uma campanha para ninguém botar defeito. O time paulista foi campeão invicto e, no Mundial da FIFA, não deu chance para o Chelsea (ING) e conquistou o Mundo no Japão.

Além do Corinthians, a Libertadores contará com mais cinco equipes brasileiras. O Fluminense é o atual campeão brasileiro e vai em busca do título inédito da Libertadores, assim como o Atlético-MG. Grêmio e São Paulo terão de passar pela primeira fase da competição para avançar à fase de grupos e ir em busca de mais um título continental. O outro brasileiro na disputa é o Palmeiras, que terá um 2013 difícil, tentando dar a volta por cima, depois da queda no Brasileirão.

Corinthians, campeão, taça, Copa Libertadores 2012

O Corinthians é o atual campeão da Libertadores. (Créditos da Imagem: Léo Pinheiro/Portal Terra)

A Copa Libertadores 2012

Nome oficial: Copa Bridgestone Libertadores
Atual campeão: Sport Club Corinthians Paulista (o pôster).
Período de disputa: 22 de janeiro a 24 de julho (no meio da competição, haverá uma pausa para a Copa das Confederações).
Número de equipes: 38
Organização: Conmebol
Transmissão de TV no Brasil: Rede Globo (TV aberta); SporTV e FOX Sports (TV fechada).
Fórmula de disputa: Serão seis fases no total, entre mata-mata (primeira fase, oitavas, quartas, semi e final) e pontos corridos (fase de grupos).

Para 2013, teremos algumas novidades importantes na Libertadores. Haverá a suspensão automática para o jogador que levar três cartões amarelos (até a edição passada, o jogador não era suspenso pelo número de cartões amarelos acumulados, e, sim, pagava uma multa de 100 dólares, que ia aumentando caso o jogador levasse novamente três amarelos).

A outra novidade é em relação ao número de inscritos no torneio. As equipes que já estão garantidas na fase de grupos terão de inscrever os 30 jogadores, enquanto que, as equipes que tiverem de passar pela primeira fase poderão inscrever 25 jogadores, e acrescentar mais 5, se passar. Depois da fase de grupos, as equipes que avançarem a fase mata-mata do torneio poderão fazer três mudanças em relação a sua lista na segunda fase (a de grupos).

A Nike será a fornecedora de material esportivo oficial da competição. Para 2013, a bola do torneio será a Maxim HI-VIS Nike. Veja a imagem da bola do torneio:

Bola, Copa Bridgestone Libertadores 2013, Nike Maxim

A bola da Libertadores em 2013 (Divulgação)

Regulamento

Serão seis fases. Trinta e oito clubes começam a disputa, mas somente 32 disputam a fase de grupos. Na primeira fase, doze equipes lutam por vaga na segunda fase. Em seis chaves, os clubes são divididos em confrontos de mata-mata (em jogos de ida e volta), em busca da fase de grupos. As seis equipes que forem melhor nos confrontos, avançam a segunda fase. O critério de gol marcado na casa do adversário valerá como desempate.

Na segunda fase, as 32 equipes restantes são divididas em oito grupos, com quatro clubes cada (de “1” a “8”). Dentro de cada grupo, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Ao final das seis rodadas, as dias equipes que mais pontuarem avançam as oitavas-de-final.

Logo, Copa Bridgestone Libertadores 2013

As dezesseis equipes que continuam na disputa pelo título são divididas em dois grupos; de um lado, os primeiros colocados dos oito grupos, e, do outro, os segundos colocados. Os primeiros colocados de cada grupo serão classificados de ‘1’ a ‘8’ (sendo que o “1” é o melhor pontuador da primeira fase, e o “8” é o que menos pontuou entre os primeiros colocados). Os segundos colocados serão ordenados entre ‘9’ e ’16’ (“9” é o que mais pontuou entre os segundos, e “16” o que menos pontuou entre os classificados).

Os cruzamentos das oitavas serão: o melhor primeiro colocado enfrenta o pior segundo colocado; o segundo melhor primeiro, enfrenta o segundo pior classificado; e assim por diante, seguindo a ordem:

1 x 16 (partida A) // 2 x 15 (partida B) /3 x 14 (partida C) // 4 x 13 (partida D) // 5 x 12 (partida E) // 6 x 11 (partida F) // 7 x 10 (partida G) // 8 x 9 (partida H)//

Os melhores colocados da fase de grupo, decidem os confrontos em casa.

Das quartas até a semifinal, o sistema de disputa será o do mata-mata, em jogos de ida e volta, valendo o critério de gol marcado fora de casa, como desempate. Nas quartas, o cruzamento será o seguinte:

Vencedor partida A x Vencedor partida H (S1)
Vencedor partida B x Vencedor partida G (S2)
Vencedor partida C x Vencedor partida F (S3)
Vencedor partida D x Vencedor partida E (S4)

Depois das quartas-de-final, a Copa Libertadores dará uma pausa para a disputa da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013.

A ordem da semifinal será: o vencedor de S1 enfrenta o vencedor de S4; e o vencedor de S2 enfrenta o vencedor de S3. Essa ordem não valerá caso dois dos semifinalistas forem do mesmo país; daí, eles, obrigatoriamente, terão de se enfrentar, para evitar final entre esses times.

Na final, serão dois jogos, de ida e volta, mas sem o gol marcado fora de casa. O campeão da Libertadores será aquele que se sair melhor nos dois confrontos. Em caso de empate, os critérios são: saldo de gols; prorrogação de 30 minutos – dois tempos de 15′; e disputas de pênaltis.

Caso um mexicano chegue a final, a partida de ida deverá ser disputada no México.

O Campeão da 54ª Copa Bridgestone Libertadores 2013 será o representante sul-americano do Mundial de Clubes da FIFA Marrocos 2013, que será disputado no final do ano (se a Libertadores for conquistado por um mexicano, quem ganhará esta vaga será o melhor sul-americano na competição). Além disso, o campeão da Libertadores irá decidir o título da Recopa Sul-Americana 2014, contra o campeão da Copa Sul-Americana 2013. O campeão da Libertadores terá o direito de decidir o confronto em casa.

Curiosidades e números da Taça Libertadores

A Copa Libertadores é a competição preferida dos torcedores sul-americanos. Nela, os clubes demostram toda sua habilidade e jogam com raça em busca do título. Foram 53 edições disputadas e muitas emoções e histórias dentro de campo.

A competição foi criada em 1960, pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com o objetivo de selecionar o representante da América do Sul no Mundial Interclubes, junto ao vencedor da Copa dos Campeões da Europa.

O primeiro campeão foi o Peñarol, ao vencer o Olímpia. Em 1961, o time uruguaio sagrou-se bicampeão ao derrotar o Palmeiras.

O nome “Libertadores” é em homenagem aos principais líderes que lutaram pela independência dos países sul-americanos: Dom Pedro I, Simón Bolívar, Bernardo O’Higgins, José de San Martín e Antonio José de Sucre.

O primeiro brasileiro a disputar a Libertadores, foi o Bahia. O time nordestino disputou a competição após conquistar a Taça Brasil de 1959. O primeiro brasileiro a vencer a Libertadores foi o Santos, em 1962. A equipe paulista, que contava com Pelé e grande elenco, venceu na final em 62 o Peñarol. No ano seguinte, o time santista voltou a vencer a Libertadores, ao derrotar o Boca Juniors.

Santos,campeão,poster

Equipe campeã da Libertadores de 1962, o Santos, que pouco depois viria ser campeão Mundial do mesmo ano. (Imagem retirada do Blog http://melhoresdoesporte.blogspot.com/)

O Brasil conquistou 16 Copas Libertadores. Santos e São Paulo são as equipes brasileiras com mais títulos na competição, com três conquistas cada. Os brasileiros campeões da Libertadores são: Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Grêmio, Inter e Cruzeiro. Somente por três edições de Libertadores não houve a participação de pelo menos um brasileiro; em 1966, 1969 e 1970.

Na história da Libertadores, somente em duas finais, o título foi decidido entre equipes do mesmo país. Em 2005, o São Paulo derrotou o Atlético-PR; e, no ano seguinte, o Tricolor do Morumbi foi derrotado pelo Internacional. Depois disso, a Conmebol tomou medidas para dificultar que final entre clubes do mesmo país aconteça.

Internacional, campeão, da ,libertadores, 2010

Seis equipes conquistaram a Libertadores sem perder um único jogo. Foram eles: Peñarol (em 1960); Santos (em 1963); Independiente (em 1964); Estudiantes (em 1969 e novamente em 1970); e o Boca Juniors (em 1978) e Corinthians (em 2012).

O Independiente (ARG) é o maior campeão da Libertadores, com sete títulos (conquistados em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984).

A Argentina é o país com mais títulos em Libertadores, com 22 conquistas; em seguida, o Brasil, com 16. Os brasileiros também foram os que mais chegaram decepcionaram em finais, com 15 vice-campeonatos (os argentinos têm 9 vices).

O Peñarol é a equipe que mais participou da Copa Libertadores. Em 53 edições, o time uruguaio esteve presente em 39. No Brasil, o São Paulo foi o time que mais participou da Libertadores (15 vezes).

A maior goleada da Copa Libertadores aconteceu em 15 de março de 1970, quando o Peñarol venceu o Valencia (VEN) por 11 a 2.

A Libertadores conta com a participação de equipes do México desde 1998. Os clubes mexicanos podem disputar o torneio, mas, se for campeão, não podem ser o representante no Mundial de Clubes; vaga que será dada ao sul-americano melhor colocado. Além disso, se um time mexicano chegar a final, o jogo de ida terá de ser obrigatoriamente disputado no México, já que a final deve ser disputada na América do Sul.

A Conmebol permite marcas darem seus nomes à Libertadores (os naming rights). A Toyota deu nome ao torneio entre 1997 a 2007. De 2008 a 2012, foi a vez do banco Santander. E, para edição 2013, o title sponsor da Libertadores será a marca japonesa de pneus Bridgestone. A partir desta edição (até 2017), a competição passa a se chamar, oficialmente, Copa Bridgestone Libertadores.

Os brasileiros na Libertadores 2013

Criada em 1960 pela Conmebol, a Taça Libertadores de América terá em 2013 mais uma edição, que promete grandes emoções. Os seis brasileiros chegam fortes para mais esta competição, como sempre acontece. Para se ter a ideia da força do futebol nacional, das últimas oito finais, pelo menos um brasileiro esteve na disputa do título da Libertadores. Algo incrível e que demonstra a força do futebol pentacampeão mundial.

Além disso, as últimas três Libertadores foram conquistadas por um brasileiro. E tem mais; desde 2000, o Brasil só não teve representantes na final da Libertadores nas edições de 2001 e 2004. Quem será o brasileiro que se saíra melhor este ano?

Veja a seguir, os detalhes dos times do Brasil que estarão na Copa Libertadores de América 2013:

Patch Libertadores

Simbolo que o Corinthians usará por ser o atual campeão. (Divulgação)

CORINTHIANS

O atual campeão, o Corinthians chega forte em busca do bicampeonato. Em 2012, o Timão fez uma campanha impecável, e levou o título de forma invicta, e, com os reforços e a permanência dos principais jogadores que conquistaram também o Mundial da FIFA, o Corinthians é o favorito para conquistar este título novamente.

Nome: Sport Club Corinthians Paulista
Data de fundação: 1 de setembro de 1910
Técnico: Tite
Estádio que mandará suas partidas: Pacaembu
Como chegou a Libertadores 2013: Atual campeão.
Na Libertadores 2013: Grupo 5, com  San José (BOL), Millonarios (COL), e Tijuana (MEX)
Time base: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Alexandre Pato, Danilo e Emerson (Renato Augusto); Guerrero

FLUMINENSE

O atual campeão brasileiro vai em busca do seu primeiro título da Copa Libertadores. A melhor campanha do time na competição foi o vice-campeonato em 2008, quando perdeu a final para a LDU.

Nome: Fluminense Football Club
Data de fundação: Fundação: 21 de julho de 1902
Técnico: Abel Braga
Estádio que mandará suas partidas: Engenhão
Como chegou a Libertadores 2013: Campeão brasileiro.
Na Libertadores 2013: Grupo 8, com Caracas (VEN), Huachipato (CHI); e vencedor de Grêmio x LDU Quito (EQU)
Time base: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Fred e Wellington Nem

Fred, Fluminense, comemoração

(Créditos da Imagem: Photocamera)

ATLÉTICO-MG

Por muito pouco o Atlético não conseguiu conquistar o Brasileirão, mas, mesmo assim, foi um dos destaques do torneio, no ano passado. O time mineiro espera repetir as boas atuações em busca do seu primeiro título da Libertadores, e terá no seu elenco grandes nomes, como o do experiente Ronaldinho Gaúcho.

Nome: Clube Atlético Mineiro
Data de fundação: 25 de março de 1908
Técnico: Cuca
Estádio: Mineirão / Independência
Como chegou a Libertadores 2013: vice-campeão brasileiro.
Na Libertadores 2013: Grupo 3, com Arsenal (ARG), The Strongest (BOL); e vencedor de São Paulo x Bolívar (BOL)
Time base: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Gilberto Silva (L. Donizete), Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Guilherme e Jô.

PALMEIRAS

O ano de 2012 foi bastante complicado. A equipe alviverde foi rebaixada no campeonato nacional e terá que se reconstruir em 2013. Mesmo com a queda, o clube comemorou o título da Copa do Brasil, que deu vaga ao clube à Libertadores. O ano será de dar volta por cima, e, se vier o título continental, será melhor ainda.

Nome: Sociedade Esportiva Palmeiras
Data de fundação: 26 de agosto de 1914
Técnico: Gilson Kleina
Estádio que mandará seus jogos: Pacaembu
Como chegou a Libertadores 2013: Campeão da Copa do Brasil
Na Libertadores 2013: Grupo 2, com Sporting Cristal (PER), Libertad (PAR); e Ganhador de Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEZ)
Time base: Fernando Prass; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; João Denoni, Souza, Wesley e Valdivia; Luan e Barcos

GRÊMIO

A equipe gaúcha terá de passar pela primeira fase da Libertadores para chegar à fase de grupos. Em busca do seu terceiro título de Libertadores, o Grêmio, do técnico Vanderlei Luxemburgo, também vem forte rumo ao título.

Nome: Grêmio Foot-ball Porto Alegrense
Data de fundação: 15 de setembro de 1903
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Estádio: Arena Grêmio
Como chegou a Libertadores 2013: Terceiro colocado no Brasileirão
Na Libertadores 2013: Disputa vaga na fase de grupos com a LDU (Equador). Se passar, garante vaga no grupo 8, que tem Fluminense, Caracas e Huachipato.
Time base: Dida; Pará, Werley, Cris e Fábio Aurélio; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.

SÃO PAULO

O São Paulo está de volta a Copa Libertadores. Para alegria de seu torcedor, o clube volta a disputar o torneio que tem mais afinidade e o que mais gosta. Para chegar a fase de grupos, o Tricolor terá de passar, assim como o time gaúcho, pela primeira fase.

O time do Morumbi é tricampeão da Copa Libertadores. Além disso, o time é o atual campeão da Copa Sul-Americana.

Lucas, Rogério Ceni, São Paulo, campeão, Copa Bridgestone Sudamericana

(Créditos da Imagem: Bruno Santos / Terra)

Nome: São Paulo Futebol Clube
Data de fundação: 16 de dezembro de 1935
Técnico: Ney Franco
Estádio: Morumbi
Como chegou a Libertadores: Campeão da Copa Sul-Americana (e 4º colocado no Brasileirão).
Na Libertadores 2013: Terá de passar pela primeira fase, contra o Bolívar. Se passar, vai para o grupo 3, que tem Arsenal, The Strongest, Atlético-MG.
Time base: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rhodolfo, Lúcio (Rafael Tolói) e Cortez; Wellington, Denílson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.

Os grupos e datas da Copa Libertadores 2013

Primeira fase: 22 e 30 de Janeiro
Segunda fase: 6 de fevereiro a 17 de Abril.
Oitavas-de-final: 24 de abril e 08 de maio
Quartas-de-final: 15 e 22 de Maio
(Pausa para a Copa das Confederações)
Semifinal: 3 e 10 de julho
Finais: 17 e 24 de Julho

Confira quais equipes disputarão o título da Copa Bridgestone Libertadores 2013:

Primeira fase

Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEZ)
São Paulo x Bolívar (BOL)
Deportes Iquique (CHI) x León (MEX)
Tolima (COL) x Universidad Cesar Vallejo (PER)
Olímpia (PAR) x Defensor (URU)
Grêmio x LDU Quito (EQU)

GRUPOS

GRUPO 1: Barcelona de Guayaquil (EQU), Nacional (URU), Boca Juniors (ARG), Toluca (MEX)
GRUPO 2: Sporting Cristal (PER), Libertad (PAR), Palmeiras; e Ganhador de Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEZ)
GRUPO 3: Arsenal (ARG), The Strongest (BOL), Atlético-MG; e Ganhador de São Paulo x Bolívar (BOL)
GRUPO 4: Vélez Sarsfield(ARG), Peñarol (URU), Emelec (EQU); e Ganhador de Deportes Iquique (CHI) x León (MEX)
GRUPO 5: Corinthians, San José (BOL), Millonarios (COL), e Tijuana (MEX)
GRUPO 6: Independiente Santa Fe (COL), Cerro Porteño (PAR), Real Garcilaso (PER); e Ganhador de Tolima (COL) x Universidad Cesar Vallejo (PER)
GRUPO 7: Deportivo Lara (VEN), Universidad de Chile (CHI), Newell’s Old Boys (ARG); e Ganhador de Olímpia (PAR) x Defensor (URU)
GRUPO 8: Fluminense, Caracas (VEN), Huachipato (CHI); e Ganhador de Grêmio x LDU Quito (EQU)

Com informações dos sites: ESPN.com.br, Placar, Wikipédia, Bola na Área, Campeões do Futebol e Guia dos Curiosos.

Para você, quem será o campeão da Libertadores 2013? Qual brasileiro chegará mais longe na competição? Deixe sua opinião aqui no Mundo do Futebol!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. RAFAEL disse:

    Não acredito que o título fique fora do Brasil. Corinthians é favorito. Riquelme poderia dar um peso ao Palmeiras, mas não vem mais.

  2. Rafael Silva disse:

    Excelente artigo Alan, haja tempo e paciência para escrever. Parabéns.
    Bom em relação ao Campeão penso que o São Paulo, Corinthians e Fluminense um desses vá vencer. Surpresas podem haver mas aposto em um dos três para vencer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.