Valencia empata em casa com Schalke pelas oitavas da Champions
Valencia e Schalke 04 fizeram o ”primeiro tempo” de um duelo equilibrado pelas oitavas de final da Champions League 2010/2011. Em casa, pela partida de ida do confronto, o Valencia abriu o placar com o ex-Real Madrid Soldado, após boa jogada do lateral Mathieu. Outro ex-merengue, ídolo eterno do Real Madrid, Raúl deixou tudo igual. Resultado final de 1×1 é um bom resultado para o Schalke 04 de Raúl, que joga por um empate sem gols na partida de volta em casa, daqui a duas semanas. Para o Valencia, este empate em casa não foi um bom resultado. O time espanhol terá de fazer gols na Alemanha e conseguir um empate de no mínimo 2×2 para conseguir a classificação. Um novo empate de 1×1, leva a decisão para a prorrogação e se permanecer empatada, será decidida nas penalidades. Em caso de vitória (seja ele do Schalke ou do Valencia), classifica o vencedor para as quartas de final do torneio.
Valencia 1×1 Schalke 04
O jogo desde os primeiros minutos foi muito disputado. O Valencia, que jogava em casa, era pressionado por sua torcida para conseguir um bom resultado jogando em seu território, e evitar um possível sufoco na Alemanha. O Schalke, mesmo jogando fora de casa, foi para cima, tentando o gol na casa do adversário, que é critério de desempate. O resultado das duas equipes ofensivas em campo? Um jogo muito veloz, com muitos espaços e grandes chances de gol. E quem abriu o placar foram os donos da casa.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o jogo era igual, Mathieu puxou um rápido contra-ataque e o bom lateral do Valencia cruzou na medida para Soldado. O centroavante esticou o perna e desvio para o fundo das redes. Festa dos torcedores do Valencia, que compareceram um grande número no estádio Mestalla.
Após o gol, o Schalke não se abateu e seguia pressionando atrás do gol de empate. E teve grandes chances desperdiçadas no primeiro tempo, graças ao goleiro Guiata, que fez pelou menos três grandes defesas na etapa inicial. Fim de primeiro, um grande jogo de futebol e o Valencia vencia parcial por 1×0.
No segundo tempo, o que aconteceu no primeiro tempo se repetia: as duas equipes buscando o gol, e cedendo espaços para o contra-ataque. Isso até os 15 primeiro minutos da etapa final. O Valencia diminuiu o ritmo, e cadenciava mais o jogo. O Schalke não encontrava mais a facilidade de se infiltrar na defesa do Valencia, e o ritmo da partida diminuiu. Mas aos 18 minutos entra em cena Raúl.
O maior goleador de todos dos os tempos da Champions league, anotou mais um tento. Aos 18, Raúl recebeu na área e bateu cruzado, rasteiro, sem chances para o goleiro Guiata. Muita comemoração dos jogadores do Schalke. Não é para menos. Um gol fora de casa no mata-mata da Champions League é muito importante e pode ajudar (e muito) na classificação para a próxima fase.
Após o gol de empate, o Valencia se lançou com todas as forças ao ataque. Já o Schalke, queria segurar o empate e se fechava atrás e tentava explorar o contra-ataque. O Valencia não conseguiu passar pela forte marcação do Schalke e se complicava nos contra-ataques dos alemãs. Se não fosse pelo ótimo dia do goleiro Guiata, o Schalke teria saída de campo com a vitória. Resultado final: Valencia 1×1 Schalke 04.
Lembrando que a partida de volta será daqui a duas semanas, na casa do Schalke que joga por um empate sem gols.
Veja os gols e os principais lances da partida: