Espanha goleia Itália e é tricampeã da Eurocopa. O pôster da equipe campeã
A Espanha fez história. O time conquistou mais um título, e se tornou a primeira a conquistar duas Euros seguidas, e um Mundial da Fifa entre eles. Com o futebol criticado por uns, elogiado por outros, o que interessa é que a Espanha consegue fazer seus resultados e chegou com sobras ao título da UEFA Euro 2012.
Com Iniesta, Xavi, Casillas, a equipe do técnico Vicente del Bosque confirma que é uma das equipes mais fantásticas da história do futebol. Dificilmente veremos algum time que ganhe tudo nos próximos anos, igual essa seleção. A Espanha venceu a Itália no último jogo da Eurocopa 2012, e, apesar da equipe italiana começar bem, a Espanha não deu chances para o rival. A vitória veio com uma sonora goleada: 4 a 0 (a maior diferença de gols numa final do Campeonato Europeu de Seleções, clique aquie veja tudo sobre a história da Euro)
A campanha foi tranquila. Na primeira fase, os espanhóis estrearam empatando justamente com a Itália, na segunda partida, veio a goleada contra a Irlanda, por 4 a 0; com esse resultado, veio a classificação antecipada às quartas. Na última rodada da fase de grupos, a Espanha suou para vencer a Croácia por 1 a 0 (resultado que acabou ajudando a Itália). Nas quartas-de-final, veio a França. Com dois de Xabi Alonso, a equipe eliminou o rival. Na semi, uma “pedreira”; no clássico da Península Ibérica, Portugal conseguiu segurar o atual campeão do torneio, e ficou no zero a zero, levando o jogo para as penalidades. Nos pênaltis, a Espanha foi melhor e se classificou para mais uma final. Na decisão, novamente a Itália, e, com muita tranquilidade, os espanhóis golearam por 4 a 0, e levou o terceiro título da UEFA Euro, se juntando a Alemanha, como os maiores campeões do torneio. As outras conquistas da Espanha foram em 1964 e 2008.
Mundo do Futebol nas redes sociais:
É uma vitória importante não só para a equipe. O país enfrenta um momento muito ruim economicamente; bancos em crise, um número de desemprego muito alto, e, com essa vitória, a população espanhola com certeza irá aliviar um pouco esse momento ruim do país.
Abaixo a equipe campeã da UEFA Euro 2012. Baixe e deixe essa grande equipe no seu computador:
ESPANHA: Da esquerda para direita: Em pé: Iker Casillas, Álvaro Arbeloa, Xabi Alonso, Sergio Ramos, Sergio Busquets e Gerard Piqué. Agachados: David Silva, Andrés Iniesta, Xavi Hernández, Cesc Fàbregas e Jordi Alba.
FICHA DA PARTIDA
Espanha 4 x 0 Itália – Final da UEFA Euro 2012
Equipes
Espanha: Casillas, Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso e Xavi; Iniesta (Juan Mata), David Silva (Pedro) e Fàbregas (Fernando Torres). Técnico: Vicente del Bosque.
Itália: Buffon, Abate, Barzagli, Bonucci e Chiellini (Balzaretti); Pirlo, Marchisio, Montolivo (Thiago Motta) e De Rossi; Cassano (Di Natale) e Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
Gols: David Silva (ESP; 1 – 0); Jordi Alba (ESP; 2 – 0); Fernando Torres (ESP; 3 -0); Juan Mata (ESP; 4 – 0).
Cartões: Amarelo: Espanha: Piqué; Itália: Barzagali; Vermelhos: Não teve.
Arbitragem: Principal: Pedro Proença (Portugal). Assistentes: Bertino Miranda e Ricardo Santos (ambos de Portugal).
Local: Estádio Olímpico, Kiev (Ucrânia). Data: 01º/07/2012; horário da partida: 15h45 (hora oficial de Brasilia).
Melhor jogador da partida: Iniesta (definido através de votação no site da UEFA).
ESTATÍSTICAS DA FINAL
Gols: Espanha 4 – 0 Itália
Posse de bola: Espanha 52 – 48 Itália
Chutes: Espanha 14 – 11 Itália
No gol: Espanha 9 – 6 Itália
Fora: Espanha: 5 – 5 Itália
Chutes na trave: Espanha 0 – 0 Itália
Escanteios: Espanha 3 – 3 Itália
Impedimentos: Espanha 3 – 3 Itália
Cartões Amarelos: Espanha 1 – 1 Itália
Cartões Vermelhos: Espanha 0 – 0 Itália
Faltas Cometidas: Espanha 17 – 10 Itália
Com informações do PT.UEFA.COM.
A seleção brasileira terá de se preocupar (e muito) com essa seleção espanhola, caso queira conquistar o hexa da Copa do Mundo em 2014 em casa. O Brasil tem bons jogadores, mas está formando uma seleção para as Olimpíadas. Ano que vem, tem teste na Copa das Confederações. Vamos esperar.
Parabéns à Espanha pela grande conquista, mais que merecido. Deixe sua opinião.