Especial UEFA Euro: A galeria completa de campeões da Eurocopa
O mundo inteiro continua na expectativa para o início da UEFA Euro 2012. Enquanto a bola não rola, o Mundo do Futebol irá trazer para seus leitores este especial sobre os campeões do segundo torneio mais importante entre seleções. É muito interessante para o amante do futebol saber, que, além de conhecer um pouco do passado do futebol, isso também envolve a história do mundo; quer dizer, ao jovem amigo leitor verá aqui nomes como União Soviética, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Alemanha Ocidental, e, fica a dica, para quem não sabe, estudar sobre, que deverá cair em alguma prova de História na escola (claro, este não será o assunto desse artigo – procure no Google ou Wikipedia).
- UEFA Euro 2012: Confira a tabela de jogos completa da competição
- Panini lança álbum de figurinhas oficial da UEFA Euro 2012
Falando de futebol. Assim como a Copa do Mundo, os torcedores e jogadores das seleções europeias levam o campeonato muito à sério, e querem bastante conquistar este título europeu. Ao torcedor sul-americano, não dá nem para comparar uma competição dessas com Copa América, por exemplo. No Velho Continente, apesar de ser um torneio “mais jovem” que o sul-americano, é muito mais organizado, muito mais disputado e emocionante.
Já tivemos treze edições do torneio realizado pela UEFA, que é disputado desde 1960. Desde a primeira edição até hoje, houveram grandes mudanças, na fórmula de disputa e no nome. Hoje, a competição chamasse Eurocopa, mas no início era conhecida por Copa das Nações Européias. A seleção mais vezes campeão é a Alemanha, com três conquistas (duas vezes como Alemanha Ocidental, e uma após a unificação).
A seguir, um especial com os detalhes de cada competição, com a lista completa de campeões. Acompanhe este artigo criado pelo Mundo de Futebol para seus leitores.
Detalhes das competições, ano a ano.
1960 – Disputada na França, o primeiro Campeonato Europeu das Nações foi conquistada pela União Soviética. A URSS venceu a final contra a Iugoslávia, na prorrogação. O jogo da final foi disputado no Parc des Princes, em Paris, no dia 10 de julho daquele ano. No tempo normal, a Iugoslávia saiu na frente com Galic; Metreveli empatou. Na prorrogação, Ponedelnik deu o título à grande seleção da URSS.
O torneio, que quase foi cancelado por falta de participantes, foi disputado no ano de 1960, e teve sua fase final disputada na França.
Campeonato Europeu das Nações – UEFA 1960
Sede: França
Campeão: União Soviética
Vice: Iugoslávia
1964 – A segunda edição do torneio aconteceu na Espanha. E foram os donos da casa que levaram o título. No Santiago Bernabéu, em Madrid, no dia 21 de junho de 1964. A até então atual campeã do torneio, a URSS chegou novamente à uma final, mas, desta vez, não levaram. A equipe da Espanha venceu aquela final pelo placar de 2 a 1. Pereda abriu o placar no começo do jogo. A União Soviética empatou logo em seguida, com Khusainov. Aos 39′ do segundo tempo, Marcelino deu o título aos espanhóis com o gol da vitória.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1964
Sede: Espanha
Campeão: Espanha
Vice: URSS
1968 – Assim como na última edição, o Campeonato Europeu teve o campeão dono da casa. Desta vez a Itália conquistou o título. Num novo formato, e com 32 seleções, a competição foi bastante disputada, tendo a forte seleção portuguesa, e a atual campeã mundial, a seleção inglesa. Após avançarem à final contando com a sorte (na moeda) a Itália enfrentou a Iugoslávia na decisão. Para conquistar o título, foram necessárias duas partidas. Após empate em 1 a 1 no primeiro jogo, em Roma, no dia 08 de junho, foi necessário a realização do “replay”. No jogo desempate, os italianos venceram o adversário por 2 a 0. Riva e Anastasi marcaram os gols do jogo no Olimpico de Roma, no dia 10 de junho de 1968.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1968
Sede: Itália
Campeão: Itália
Vice: Iugoslávia
1972 – Em 72, na Bélgica, o grande time da Alemanha Ocidental, que viria a ser campeão mundial em 1974, conquistou seu primeiro título do Campeonato Europeu de Seleções. Com Beckenbauer, a seleção derrotou a URSS na final, por 3 a 0. Müller marcou duas vezes e Wimmer fez o outro.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1972
Sede: Bélgica
Campeão: Alemanha Ocidental
Vice: União Soviética
1976 – Atual campeã da competição e atual campeã mundial, a Alemanha Ocidental chegou novamente à uma final. Desta vez contra a Tchecoslováquia, na competição disputada na Iugoslávia. Após um 2 a 2 no tempo normal, o jogo foi para a disputa de pênaltis. Na ocasião, a Tchecoslováquia venceu a disputa por 5 a 3 e levou o título, impedindo o bicampeonato da Alemanha Ocidental.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1976
Sede: Iugoslávia
Campeão: Tchecoslováquia
Vice: Alemanha Ocidental
1980 – Com a Itália novamente sediando o torneio, a Alemanha Ocidental chegou a sua terceira final seguida. Na decisão, disputada no Estádio Olimpico, em Roma, a Alemanha-BRD venceu a Bélgica por 2 a 1, e conquistou o segundo título do torneio europeu.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1980
Sede: Itália
Campeão: Alemanha Ocidental
Vice: Bélgica
1984 – Sede do primeiro Campeonato Europeu, a França voltou a receber a competição. Neste ano, os Blues, de Michel Platini, conquistou novamente o torneio. A final, assim como em 60, foi disputada no Parc de Princes, em Paris, desta vez contra a Espanha. Com gols de Platini e Bellone, a seleção francesa levou o bicampeonato do campeonato da UEFA.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1984
Sede: França
Campeão: França
Vice: Espanha
1988 – A competição foi disputada na Alemanha Ocidental. Desta vez, quem conquistou o título foi a Holanda. O Carrossel holandês venceu na final a União Soviética por 2 a 0, no Estádio Olímpico de Munique.
Campeonato Europeu de Futebol – UEFA 1988
Sede: Alemanha Ocidental
Campeão: Holanda
Vice: União Soviética
1992 – Disputado na Suécia, a competição batizada de “Euro 92” teve uma grande surpresa. Com a Iugoslávia em conflitos, a Dinamarca foi chamada para substituir a seleção. O que ninguém esperava é que os dinamarqueses conquistariam a edição daquele ano. Após dificuldades na fase de grupos, a Dinamarca foi à final enfrentara a Alemanha já unificada. Na final, disputada no Nya Ullevi, a equipe dinamarquesa venceu por 2 a 0. Uma zebra!
UEFA Euro 1992
Sede: Suécia
Campeão: Dinamarca
Vice: Alemanha
1996 – Campeões mundial em 1966, os “inventores do futebol” queriam ir atrás do seu primeiro título europeu. A Inglaterra sediou a competição no ano de 1996, mas, novamente, não conseguiu o título. Com o apoio de sua torcida, a equipe inglesa foi eliminada da competição pela Alemanha, nos pênaltis, na fase semifinal. Os alemães foram à final jogar contra a República Tcheca (que surgiu após o fim da Tchecoslováquia). A final, disputada no Wembley, em Londres, no dia 30 de junho, foi um grande jogo. Os Tchecos saíram em vantagem, aos 14′ do segundo tempo, em cobrança de pênalti. Aos 28′, Bierhoff empatou para os alemães. O jogo foi para a prorrogação. Aos 5′ do primeiro tempo da prorrogação, Bierhoff marcou novamente, e deu o primeiro título à nova seleção da Alemanha. Este foi o primeiro título da seleção após a queda do muro de Berlim, sendo que, juntando os dois títulos da Alemanha Ocidental, este foi o terceiro Campeonato Europeu de seleções para a seleção, fazendo com que a Alemanha se tornasse o maior campeão do torneio.
UEFA Euro 1996
Sede: Inglaterra
Campeão: Alemanha
Vice: República Tcheca
2000 – Campeão mundial em 1998 (naquela final contra o Brasil), a França voltou a conquistar a Europa dois anos depois do título da Copa do Mundo.A desacreditada França tinha no elenco Zidane, Henry e Trezeguet. O torneio de 2000 foi o primeiro a ter duas sedes: Holanda e Bélgica. Naquele ano, a França chegou a final contra a Itália. Na Holanda (Estádio Feijenoord), os franceses venceram o jogo por 2 a 1. Com gol de Delvecchio, no começo da segunda etapa, a Itália abriu o placar. No finalzinho do jogo, a França empatou com Wiltord. Na prorrogação, Trezeguet marcou o chamado “Gol de Ouro”, que deu o título aos franceses. O “Gol de Ouro” foi criado pela FIFA em 96, mas abolido antes da Copa de 2006; isto era que, na prorrogação, o primeiro que marcasse, sairia com a vitória.
Dois anos depois da conquista da Euro, a França fez um péssimo mundial em 2002. Em 2006, os Blues voltariam a encontrar a Itália em uma final. Foi na Copa da Alemanha, em que os franceses foram derrotados, e os italianos conquistaram o tetra.
UEFA Euro 2000
Sedes: Holanda/Bélgica
Campeão: França
Vice: Itália
2004 – Uma das maiores zebras da competição. A equipe do técnico Felipão, do jovem craque Cristiano Ronaldo, Deco e Figo, iriam disputar a UEFA Euro 2004 em casa. Os portugueses tinham fortes adversários naquele torneio, mas quem surpreendeu não foi nenhuma grande potência. Portugal fez tudo o que devia e chegou a final em casa. Do outro lado, tinha a Grécia, ou seja, os portugueses tinham quase certeza da vinda do seu primeiro título europeu. Mas, não foi nada disso que aconteceu. Disputado em 4 de julho de 2004, no Estádio da Luz, em Lisboa, a final da Euro surpreendeu a todos. Com gol de Charisteas, aos 12′ do segundo tempo, a Grécia conquistou o título europeu pela primeira vez na história, vencendo Portugal, na casa da seleção adversária. Esta, sem dúvida, foi (e continua sendo) uma das maiores zebras da história do Campeonato Europeu de Seleções.
UEFA Euro 2004
Sede: Portugal
Campeão: Grécia
Vice: Portugal
2008 – Campeão em 64, a Espanha vinha de um longo jejum sem títulos. A longa espera teve fim em 2008, na Euro disputada na Áustria e Suíça. A forte equipe espanhola (que vinha para a competição com jogadores de nomes) fez uma grande campanha e chegou ao bicampeonato europeu. A final da competição, disputada dia 29 de junho, foi disputada entre Espanha vs. Alemanha. Num jogo muito difícil, a seleção espanhola conseguiu vencer o jogo pelo placar de 1 a 0. Fernando Torres marcou o gol da final, que deu o título em cima dos alemães.
Interessante destacar é que dois anos depois da conquista da Euro, a seleção espanhola manteve sua base, e conquistou a Copa do Mundo na África do Sul. Esta foi a primeira conquista dos espanhóis no mundial.
UEFA Euro 2008
Sedes: Áustria/Suiça
Campeão: Espanha
Vice: Alemanha
Vencedores
Alemanha (contando conquistas da Alemanha Ocidental e após a unificação): 03 (1972, 1980 e 1996)
Espanha: 02 (1964 e 2008)
França: 02 (1984 e 2000)
Tchecoslováquia: 01 (1976)
Dinamarca: 01 (1992)
Grécia: 01 (2004)
Itália: 01 (1968)
Holanda: 01 (1988)
URSS: 01 (1960)
Texto produzido pelo site Mundo do Futebol, com informações do UEFA.com, GloboEsporte.com e Wikipedia. Imagens: UEFA.
Gostou do artigo? Deixe sua opinião.
Excelente o artigo, parabéns Alan.