Grandes Jogos: Flamengo 6 X 0 Botafogo – a vingança
Grandes Jogos traz até você, caro torcedor flamenguista, uma vitória sensacional do Flamengo nos anos 80: Flamengo 6 X 0 Botafogo.
Comandado por Zico, o Flamengo devolvia a humilhante goleada sofrida perante o Botafogo nos anos 70, pelo mesmo placar de 6 a 0.
Primeiro voltemos a 15 de novembro de 1972
Mais precisamente em 15 de novembro de 1972, em pleno 77º aniversário do Flamengo, o time da estrela solitária não considerou o Flamengo e acabou aplicando uma goleada de 6 a 0 com direito a três gols de Jairzinho, sendo um de letra.
Zico, ainda garoto (19 anos), escapou daquele vexame por pouco – havia sido cortado da partida pelo então técnico Zagalo:
– Vai pra casa, Zico, que hoje não precisamos de você.
Tita, que tinha na época 13 anos, naquele mesmo dia havia jogado pelo dente-de-leite e perdido. Após a partida ficou pra assistir o vexame:
Eu tinha perdido a preliminar do dente-de-leite para o Botafogo por 1×0. Fiquei para assistir os profissionais e, a cada gol que levávamos, pensava: será que um dia eu desconto isso?
A vingança então se fez
Todo torcedor que conhece bem o Flamengo sabe que 1981 foi o ano de ouro do Mengão: Campeonato Carioca, Libertadores, Mundial Interclubes e vários shows de futebol. E essa partida foi um desses shows.
Entretanto, naquele ano, o Botafogo havia se tornado um adversário difícil de se bater (em quatro jogos disputados entre as equipes, o Flamengo ainda não havia conseguido vencer). Mas, aos 7 minutos o Fla abria o marcador com Nunes, o artilheiro das decisões. A torcida do Flamengo parecia prever e já pedia: – Queremos seis, Queremos seis, Queremos seis!
E foi o que aconteceu: Zico fez dois, Adílio e Lico um. Mas, faltava o golpe final: Andrade num lindo chute de fora da área lavaria a alma do Mengão, que devolveria a meia dúzia de gols sofrida em 72.
O Mengão ainda teria outro motivo pra comemorar: o lateral Júnior naquela partida completava 500 jogos com a camisa rubro-negra.
Sopraram o Furacão
Tido como salvador da pátria alvi-negra, único em campo e um dos heróis do alvi-negro de 72, Jairzinho, que estava no banco, foi pra partida no segundo tempo, mas, o Furacão da Copa de 70 nada pode fazer e como diria Luiz Américo na canção Camisa 10 :
– Sopraram o Furacão (que não saiu do chão)….rs
Ficha Técnica
08/11/1981 – Maracanã – Rio
Flamengo 6 x 0 Botafogo
Juiz: Édson Alcântara do Amorim (MG)
Renda: Cr$ 15.031.600
Público: 69.051
Gols: Nunes 7, Zico 27, Lico 33 e Adílio 40 do 1o. Zico (pênalti) 30 e Andrade 42 do 2o;
Cartões Amarelos: Júnior e Perivaldo
Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani
Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Jorge Luiz; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson (Jairzinho), Mirandinha e Ziza.Técnico: Paulinho de Almeida.
Flamengo é raça. O flamengo é uma nação.
NOS FLAMENGUISTA NO SOMOS UM CONTRA TRES POIS SOMOS UMA NACAO TODOS DESEJAM NOSSO MAL MAIS UMA COISA ELES NAO NUNCA VAO TER ESTE NOME QUE E TRADICAO FLAMENGO QUE MIDIA E PAIXAO QUE REPRESENTA SER O MAIS QUERIDO DO MUNDO E SEMPRE VAMOS GANHAR TITULO DESSES OTARIOS PRINCIPALMENTE DOS VASCAINO
realmente eu tinha 4 anos de idade quando aconteceu a goleada pelo botafogo em 1972 o flamengo vingou claro o timaço da quele eu me lembro quando eu ia assistir uma partida entre flamengo e botafogo tinha a faixa botafogo 6 flamengo 0 ai depois que3 o flamengo vingou eu manguei muitos dos botafoguewnses oi minha maior alegria da minha cvida.