Jogando em casa, Brasil vence a África do Sul por 1 a 0, mas é vaiado pela torcida

O clima não anda nada bem pelo lado do Mano Menezes. No dia de feriado de Independência do Brasil, a seleção brasileira entrou em campo para disputar amistoso contra a seleção da África do Sul. Os mais de 50 mil torcedores brasileiros no estádio do Morumbi estavam impacientes com o time, e já havia mostrado isso no treino antes do jogo, na quinta-feira, chamando Neymar de “pipoqueiro” e pedindo a saída de Mano.

Ou seja, o objetivo maior da seleção não era só ganhar, mas também fazer uma boa atuação; coisa que não aconteceu. Apesar das chances do primeiro tempo, o Brasil ainda levou alguns sustos dos “Bafanas“; ao fim da primeira etapa, a equipe de Mano foi muito vaiada pelos torcedores. No segundo, a seleção teve poucas mudanças em relação ao primeiro, mas conseguiu o gol da vitória, com Hulk. Apesar da vencer, a seleção apresentou um futebol muito ruim na partida.

Hulk, Brasil, comemoração,

Para alegria de Mano Menezes: Hulk marca o gol da vitória da seleção sobre a África do Sul, em amistoso. (Créditos da Imagem: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Brasil 1 x 0 África do Sul (amistoso internacional)

Era um dia de festa. Há 190 anos (em 1822), o país se declarava independente de Portugal. E em 2012, neste feriado, a seleção brasileira voltou a jogar no Brasil, depois de mais de um ano sem jogar no país. Nesta volta, o clima com os torcedores era de desconfiança. O público até que apareceu (51.538 foram ao Morumbi ver a partida), mas a expectativa era de que houvesse muitas criticas com o time, que acaba de ser eliminado das Olimpíadas (eliminação foi há um mês).

Antes da bola rolar, já teve um problema. O árbitro pediu que os africanos trocassem de uniforme, já que o amarelo confundiria com o do Brasil. Por conta disso, o jogo atrasou em 15 minutos. Na partida, a seleção jogou de azul. Durante o primeiro tempo, a seleção chegou a ter oportunidades, mas não abriu o placar. A África do Sul também assustou os torcedores com lances de perigo. Ao fim da primeira etapa, com o empate sem gols, vaias do público (que esperavam que a seleção goleasse).

No segundo tempo, o que se via era a mesma coisa do primeiro. Houve momentos na partida em que o jogo ficou chato de se acompanhar e, ao mesmo tempo, raiva da exibição pífia que a seleção pentacampeã mundial apresentava.

Mano tirou Damião (que na primeira etapa, tentou a sua famosa ‘lambreta’, mas sem sucesso), para colocar o mais novo jogador do Zenit, Hulk. Curioso dizer que em momentos na partida, assim como na substituição, os torcedores gritavam o nome de Luis Fabiano.

Tinha tudo para ser empate sem gols no Morumbi, mas Hulk salvou Mano Menezes. Aos 29′, o atacante brasileiro, com nome de super-herói, marcou o único gol da partida: o gol de “muito obrigado” do Mano Menezes ao jogador. O clima tenso no Morumbi diminuiu um pouco por parte dos torcedores com o tento de Hulk.

Pois é, torcida brasileira: Mano Menezes viu como os torcedores estão achando de seu trabalho da seleção, assim como Neymar (chamado de “pipoqueiro”). O Brasil, mesmo jogando de azul, “amarelou”, como diria a piada.

O jogo terminou 1 a 0, Brasil. Não foi uma bela apresentação, muito pelo contrário. A seleção terá a oportunidade de “dar a volta por cima” já nesta segunda-feira, quando enfrentará a China, em amistoso. O jogo será em Recife, o que pode ser bom para a seleção jogar com o apoio da torcida nordestina (que costuma sempre fazer uma bonita festa em jogos do Brasil), diferente do que jogar com a exigente torcida paulista.

Um forte abraço à Mano Menezes, e lembrar que, neste sete de setembro, faltam 642 dias para a abertura da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, e menos de um ano para a Copa das Confederações. Boa Sorte, Mano!

Abaixo, a ficha técnica da partida e o gol do jogo.

Ficha técnica
Brasil 1 x 0 África do Sul – Amistoso

Brasil :  Diego Alves; Daniel Alves, David Luiz, Dedé e Marcelo (Alex Sandro); Romulo (Paulinho), Ramires, Oscar e Lucas (Jonas); Neymar (Arouca) e Leandro Damião (Hulk). Técnico: Mano Menezes

África do Sul: Khune, Gaxa, Sangweni, Khumalo e Masenamela; Dikgacoi, Furman (Mashego), Tshabalala e Serero (Maluleka); Ndlovu (Benni McCarthy, depois Parker) e Chabangu (Letsholonyane). Técnico: Gordon Igesund

Gol: Hulk (BRA; 1 – 0, 29′ do segundo tempo).

Cartões amarelos: Brasil: Dedé, Marcelo e Hulk; África do Sul: Chabangu e Gaxa. Vermelhos: Não teve.

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). Público e Renda: 51.538 pessoas e R$ 3.929.765,00. Data: 07 set. 2012 Início da partida: 16h (hora de Brasilia).

Arbitragem: Principal: Nestor Pitana. Auxiliares: Diego Bonfa e Gustavo Rossi (todos da Argentina).

Com informações do GloboEsporte.com.

O gol de Hulk, em Brasil 1 x 0 África do Sul

Então, o que você achou? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Rafael disse:

    O gol de Hulk foi mesmo bonito, quanto ao que o artigo descreve está mais ou menos as coisas para a nossa seleção mas Brasil é Brasil e acredito numa melhora, abraço Alan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.