Liga Europa – Final
Chelsea e Benfica carimbaram a passagem para a decisão da UEFA Europa League e vão se defrontar a 15 de Maio de 2013 no Amesterdam Arena em Amesterdã.
Na primeira mão da semi final os “Blues” como é conhecida a formação Inglesa haviam vencido o FC. Basel por 2 x 1 na Suíça e em Inglaterra, o FC. Basel até saiu na frente com gol em cima do min 45 de Salah(Egito) que tocou na saída do goleiro Peter Cech(Rep. Checa).
Mas o Chelsea precisou apenas de 14 minutos para mandar a formação Suíça para casa. Com 3 gols em 14 minutos apontados por F.Torres(Espanha) aos 3 min do segundo tempo, Moses(Nigéria) aos 5 min, e o ultimo gol foi marcado por David Luiz, zagueiro Brasileiro fez um golaço, pegando de primeira com a perna esquerda uma bola ajeitada por Lampard(Inglaterra) e batendo pela terceira vez o goleiro Sommer(Suíça).
Com esse resultado o Chelsea garante assim a presença na final pela primeira vez na historia do Clube.
Melhores Momentos: Chelsea x FC. Basel
Já no outro jogo da semi final, o Benfica havia perdido o primeiro jogo na Turquia por 1 x 0 , onde o time Português não esteve bem, e acabou sendo derrotado com justiça.
Mas no segundo jogo o Benfica entrou com vontade de reverter o resultado negativo.
Com postura dominante desde o primeiro minuto de jogo o Benfica procurou sempre o gol, que surgiu ao min 8 por Gaitan(Argentina) a passe de Lima(Brasil).
O Fenerbahce tentava sacudir a pressão inicial do time Português e ao min 23, Dirk Kuyt (Holanda) fez o gol de empate de pênalti. De salientar que o juiz Francês Stéphane Lannoy descortinou um pênalti que não existe, procedido de um impedimento de um jogador da formação Turca.
Depois desse erro gravíssimo, o juiz francês cometeu uma serie de erros que poderiam ter custado caro ao time Português, que não baixou os braços e ao min 35 Oscar Cardozo(Paraguai) fez o 2 x 1, depois de Enzo Perez(Argentina) ter batido uma falta rápida, pegando assim a defesa do Fenerbahce desprevenida.
No segundo tempo o Benfica continuou em busca da classificação, onde só o time português atacava.
Ao min 58, o lateral direito Gokhan Gonul(Turquia), caiu inanimado apos ser pontapeado no queixo involuntariamente por Gaitan(Argentina), o jogador foi levado de ambulância para o Hospital inconsciente.
O caudal ofensivo do era avassalador e o Benfica fez mais um aos 66 min, depois de um arremesso de linha lateral da direita, Salvio(Argentina) coloca a bola na area, esta sobra para os pés do Paraguaio Oscar Cardozo, que na cara de Volkan Demirel (Turquia) bateu com frieza, fazendo o 3 x 1.
Apenas nos 10 minutos finais, o Fenerbahce esboçou uma reação que não chegou para a passagem a decisão da Europa League.
Com a passagem o Benfica, volta a estar numa decisão Europeia 23 anos depois.
Melhores Momentos: Benfica x Fenerbahce