México surpreende, e Brasil fica sem medalha de ouro na Olimpíada de Londres-2012
Não foi dessa vez, novamente. O país pentacampeão mundial passa vergonha de novo, e termina mais uma edição de Olimpíada sem medalha de ouro. A seleção do criticado Mano Menezes chegou a final do futebol masculino em Londres-2012 para enfrentar o México e foi derrotado pelo resultado de 2 a 1, e deixa o sonho de medalha dourada para Rio-2016.
O Brasil já havia enfrentado o México antes das Olimpíadas em amistoso, e também havia perdido. Na disputa da medalha olímpica, em Wembley, a seleção cometeu muitos erros; Neymar, apesar de ter sofrido durante a partida, não conseguiu ser decisivo; o Brasil perdeu gols, e, apesar do favoritismo, deixou o México fazer dois gols (sendo um antes do primeiro minuto de jogo) e fica com a terceira medalha de prata nas Olimpíadas (já havia conquistado em 1984 e 88). Esta é a primeira medalha do México no futebol olímpico.
Com uma campanha invicta e vitórias com três gols marcados, a Seleção Brasileira do técnico Mano Menezes chegou como favorita à final, mas com desconfiança por parte dos torcedores, já que em algumas vitórias, o Brasil passou muito sufoco. Num lotado Wembley, o México se aproveitou da falha da seleção e marcou o primeiro gol da final logo aos 29 segundos de jogo, que se tornou o gol mais rápido nas Olimpíadas. O gol, marcado por Peralta, desestabilizou a seleção, que passou o primeiro tempo inteiro em busca do empate, mas sem sucesso.
No segundo tempo, o México chegou ao segundo gol aos 29′ minutos, e quase que eliminou a chance de reação brasileira. O gol, também marcado por Peralta, surpreendeu a seleção, que estava fazendo um segundo tempo melhor do que o primeiro, e com mais chances de perigo.
Aos 46′, Hulk diminuiu para o Brasil. O gol no finalzinho do jogo, fez com que o Brasil acreditasse no gol de empate, que levaria à prorrogação; como o árbitro britânico havia dado três minutos de recuperação, a seleção brasileira não conseguiu o empate, mas isso, não por falta de chances, já que no último minuto, após cruzamento na área, Oscar, livre na pequena área, cabeceou para cima do goleiro mexicano, desperdiçando uma chance incrível. Depois disso, não havia tempo para mais nada, e o árbitro apitou para o começo da festa mexicana e da tristeza dos brasileiros. O Brasil segue sem medalhas de ouro em Olimpíadas, e o México conquista sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos. Agora, temos de pensar nas competições que serão realizadas no nosso país: Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio 2016, para fazermos um bom trabalho e não fazer feio.
Siga o Mundo do Futebol
FICHA TÉCNICA
México 2 x 1 Brasil – Disputa da medalha de ouro na Olimpíada de Londres 2012
México: Corona, Israel Jimenez (Vidrio), Salcido, Mier e Reyes; Chavez, Herrera, Aquino (Ponce) e Enriquez; Peralta (Raul Jimenez) e Fabian. Técnico: Luis Fernando Tena
Brasil: Gabriel; Rafael (Lucas), Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Pato), Romulo, Alex Sandro (Hulk) e Oscar; Neymar e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes
Gols: Peralta (MEX; 1 – 0) ; Peralta (MEX; 2 – 0); Hulk (BRA; 2 – 1).
Cartões amarelos: Marcelo, Leandro Damião (BRA); Reyes, Jimenez, Vidrio (MEX). Vermelhos: Não teve.
Local: Wembley, em Londres (Inglaterra). Público: 86.162 pessoas.
Arbitragem: Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra). Auxiliares: Stephen Child (Inglaterra) e Simon Beck (Inglaterra).
Data: 11 de agosto de 2012. Horário do início da partida: 11h (Hora de Brasilia).
Com informações do GloboEsporte.com.
Os gols do jogo, junto com os melhores momentos, estão disponíveis no Portal Terra.
Quem é o maior culpado pela eliminação? A seleção está preparada para a Copa do Mundo de 2014? Deixe sua opinião nos comentários.
A culpa é de todos, é preciso mais comprometimento pelo Brasil e força de vontade.