Milan vence o Barcelona por 2 a 0 pela partida de ida das oitavas da Champions League
O Milan surpreendeu à todos e venceu o Barcelona, nesta terça, no San Siro, pelo placar de dois a zero, e leva boa vantagem para a partida de volta, no Camp Nou, no dia 12 de março. Os gols da vitória rossonera foram marcados por Boateng e Muntari. O time do Barcelona, apesar de ter a maior posse de bola, foi anulado pela marcação dos italianos, até mesmo o craque argentino Lionel Messi não fez uma grande partida.
A derrota por 2 a 0 dá uma grande tranquilidade aos torcedores do Milan, que, após ter sido eliminado na temporada passada da Champions pelo próprio time do Barcelona, vê a chance de tirar da principal competição entre clubes do mundo, a melhor equipe do futebol atual. Apesar do confronto ainda não estar totalmente definido (já que o Barça decidirá em casa), o Milan poderá ser derrotado por 1 a 0 (além de ter a vantagem do empate), ou por uma diferença de dois gols, contanto que marque. Para o Barça, a situação é complicada. Precisa vencer por 3 gols de diferença ou derrotar o Milan por 2 a 0, e levar a decisão para à prorrogação.
A vitória do Milan surpreendeu, já que o Barça domina o Campeonato Espanhol e é forte contra seus adversários, tanto dentro de casa, quanto fora. Sete vezes campeão da Champions League, o Milan foi eliminado na temporada passada, como dissemos, pelo próprio Barcelona, nas quartas-de-final. E, nas últimas quatro Liga dos Campeões, o time espanhol, ou foi campeão, ou chegou, pelo menos na fase de semifinal.
Mas, claro, o confronto ainda está indefinido, apesar da grande vantagem do Milan. No jogo desta terça, o primeiro tempo começou meio fraco, com o Milan com as melhores oportunidades e impedindo que o Barça criasse chances.
O Barça continuava com a melhor posse de bola no segundo tempo e melhorando em relação à primeira etapa. Mas, quem abriu o placar foi o Milan. Aos 13″, após batida de falta ensaiada, a bola desviou Zapata (que ajeitou com a mão); a bola foi para Boateng, que acertou o chute e marcou o gol do time italiano.
O Barça tentava empatar o jogo, mas não conseguia chegar no gol de Abbiati. Chegou algumas vezes, com poucos chutes e cruzamentos, mas sem sucesso. Os torcedores que conhecem o Barcelona acreditavam que seria questão de tempo para o time catalão empatar, mas o tempo passava e isso não acontecia. Já o torcedor do Milan ficava apreensivo e, ao mesmo tempo, feliz por derrotar o Barcelona. Aquilo que já era bom ficou ainda melhor. Muntari, aos 35″, marcou o segundo gol do Milan.
O Milan não vencia o Barcelona desde Outubro de 2004. A última vez que o Barcelona perdeu por uma diferença de dois gols, foi no início de 2011, quando perdeu para o Bétis, por 3 a 1.
Números do jogo
Gols: Milan 2 – 0 Barcelona
Posse de bola: Milan 34 % – 66 % Barcelona
Escanteios: Milan 3 – 4 Barcelona
Impedimentos: Milan 4 – 2 Barcelona
Cartões amarelos: Milan 2 – 2 Barcelona
Faltas cometidas: Milan 15 – 12 Barcelona
Ficha técnica
Milan 2 – 0 Barcelona
AC Milan: Abbiati, Abate, Zapata, Mexès e Constant; Ambrosini, Muntari, Montolivo e Boateng; El Shaarawy (Traoré) e Pazzini (Niang). Técnico: Massimiliano Allegri.
FC Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Pique, Puyol (Mascherano) e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fàbregas (Alexis Sánchez), Messi e Pedro. Técnico: Jordi Roura.
Cartões: Amarelos: Mexès e Traoré (Milan); Busquets e Piqué (Barcelona); Vermelhos: Não teve.
Em jogo: Partida de ida da fase de oitavas-de-final da UEFA Champions League 2012-2013.
Local: San Siro (Itália).
Data: 20/02/2013 – Horário de início da partida: 16h45 (horário de Brasilia).
Arbitragem: Árbitro: Craig Thomson (ESC). Auxiliares: Derek Rose (ESC) e Alasdair Ross (ESC).
Será que o Barcelona consegue reverter o resultado e avançar as quartas? Ou o Milan segura a pressão do Camp Nou, em 12 de março? Comente!!!