Na reta final da fase de grupos, veja quais seriam os confrontos das oitavas da Libertadores
A fase de grupos da Copa Libertadores 2012 está quase chegando ao fim. Em alguns grupos, faltam apenas uma rodada para o fim desta segunda fase da competição continental. Enquanto algumas equipes já estão praticamente classificadas (como é o caso de Fluminense, Corinthians, Santos e Vasco), outras vão em busca do quase impossível para avançar as oitavas (o Flamengo). O Internacional tem uma situação não muito difícil, e deve garantir a vaga.
Segundo o regulamento da Copa Libertadores de América 2012, os confrontos são definidos com base nas campanhas das equipes na fase de grupos. Os dezesseis classificados são colocados em duas chaves; de um lado os primeiros colocados de seus grupos na fase de grupos; e no outro, os segundos colocados. Daí, o melhor primeiro colocado na fase de grupos enfrenta o que menos pontuou entre os classificados; o segundo melhor primeiro colocado enfrenta o segundo “pior” segundo colocado na fase de grupos, e assim sucessivamente. Em janeiro, o Mundo do Futebol fez um artigo explicando com mais detalhes como funciona este regulamento, veja aqui.
Pois bem, faltando 2 rodadas para o fim da fase de grupos da Libertadores, você verá como ficariam as oitavas de final da competição, se a fase de grupos terminasse hoje. Veja quais seriam os confrontos:
Fluminense x Defensor
Lanús x Olimpia
Santos x Bolívar
U. de Chile x Boca Juniors
Vasco x Libertad
Vélez Sarsfield x Corinthians
Cruz Azul x Internacional
U. Española x Atlético Nacional
O Fluminense (Grupo 4) é, neste momento, o melhor dos primeiros colocados da fase de grupos. O tricolor carioca marcou 12 pontos.
O Fluminense, por sinal, é o único brasileiro matematicamente garantido nas oitavas de final. Corinthians, Vasco e Santos estão bem perto de confirmar a vaga, precisando apenas de um empate ou de outros resultados para se garantirem. Assim como o Flu, Lanús e Universidad de Chile também estão matematicamente garantidos na terceira fase da Libertadores.
O Internacional precisa vencer seu último jogo do grupo para se classificar. A chance do Inter de classificação é de quase 90 %. Dos brasileiros, o Flamengo é o que tem a menor chance de classificação. Segundo os matemáticos, o time rubro-negro tem menos de 10 % de chance de ir as oitavas. Os cariocas vem de péssimos resultados, e ocupa a última posição do Grupo 2. Joel Santana, técnico do time, está ameaçado no cargo, e deve ser demitido caso o time se classifique para a terceira fase da Taça Libertadores.
Brasileiros na fase de grupos
Santos (Grupo 1) – 10 pontos, praticamente classificado
Jogo restante na fase de grupos: The Strongest, em casa
Internacional (Grupo 1) – 8 pontos, precisa vencer a última partida (89 % de chances de classificação)
Jogo restante na fase de grupos: Juan Aurich, fora
Flamengo (Grupo 2) – 5 pontos (ocupa a última posição no grupo, que já tem uma equipe classificada) – 6 % de chance de classificação
Jogo restante na fase de grupos: Lanús, em casa.
Fluminense (Grupo 4) – 12 pontos – Já está garantido nas oitavas
Jogos restantes na fase de grupos: Boca Juniors, em casa; e Arsenal de Sarandí, fora
Corinthians (Grupo 6) – 8 pontos – Praticamente classificado, precisa de um empate para confirmar classificação
Jogos restantes na fase de grupos: Nacional, fora; e Deportivo Táchira, em casa.
Vasco (Grupo 5) – 10 pontos – precisa de um tropeço do Nacional-URU no jogo desta quinta-feira, ou de um empate no último jogo
Jogo restante na fase de grupos: Nacional, fora de casa.
Com informações dos sites: UOL ESPORTES ; LANCE!NET e CHANCE DE GOL
Antes de ler até ao fim o artigo estava curioso para saber quem tinha escrito, já que não sabemos de princípio, e quando vi que foi você Alan, não fiquei surpreso. Otimo artigo que favorece o Mundo do Futebol e os fãs do futebol, abraço parceiro.
Agradeço o elogio, Rafael! Obrigado, novamente! 😀
De nada Alan, é um prazer está aqui no Mundo do Futebol contigo a ajudar o blog, estamos de parabéns, abraço.