Neymar marca, Santos vence Penãrol e é Campeão da Taça Libertadores da América 2011
O Santos é o grande campeão da Taça Libertadores da América. Após empate sem gols na partida de ida, o Santos dominou a partida de volta no Pacaembu e, com gols de Neymar e Danilo, bateu o Peñarol por 2×1. Título merecido e incontestável. Agora, o Santos volta ao topo das Américas comandado por Neymar, onde um dia já esteve Pelé, no comando de ataque do Santos de 62 e 63. Parabens Santos, agora, Tricampeão da Libertadores.
BAIXE O POSTER DO SANTOS CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2011
O jogo
No início do ”2º tempo” da decisão da Taça Libertadores de 2011, o jogo era bastante movimentado, com o Santos mas tempo com a bola e o Penãrol pressionando a saída de bola do time da vila. A primeira chance de gol, foi do time brasileiro. Aos 3 minutos, Elano levantou bola na área e o zagueirão Durval cabeceou a direita do gol do Penãrol.
Aos 8 minutos, mais uma boa chance do Santos. Arouca tocou para Elano, o camisa 8 chutou de longe e Sosa fez uma boa defesa. Um minuto depois, Paulo Henrique Ganso, que está de volta após 45 dias sem jogar, deu belo passe para Neymar, que por muito pouco não empurrou para o fundo do gol.
Aos 16, Ganso, que estava muito bem na partida, se movimentando bastante, cruzou para Elano, que dominou bonito mas, sem ângulo, bateu para fora.
Neymar estava muito bem marcado pelo zagueiro uruguaio Gonzalez, mas como toda sua genialidade conseguia escapar da forte marcação e também participava bem da partida.
Na primeira metade do 1º tempo, o Santos tinha mais a bola no pé, criava mais que o Peñarol, mas era pouca agressivo. O Penãrol pouco criava, mas era eficiente na marcação e pressionava bastante a saída de bola do Santos. Martinuccio, não fez nada até aqui. O camisa 10 era muito bem marcado por Adriano.
Somente aos 30, o Santos voltou a assustar os uruguaios. Ganso meteu bola espetacular para Neymar, que foi puxado pela camisa pelo seu carrapato Gonzalez. Falta perto da área, que gerou o cartão para o defensor do Penãrol. Na cobrança, Elano bateu bonito no ângulo, mas Sosa fez uma bela defesa.
Ganso estava criando várias jogadas, se movimentava bem , mesmo sendo perseguindo com um série de falta. Aos 33, o camisa 10 da vila deu bom passe para Zé Love, que dominou e bateu forte na rede do lado de fora. Um minuto depois, Neymar mostrou a sola de sua chuteira para a canela de Gonzalez e recebeu cartão amarelo. Gonzalez, que marcava Neymar individualmente, teve de ser substituído.
Aos 43, a melhor chace do primeiro tempo. Após bola dividida na entrada da área, a bola sobrou para Léo, que bateu firme de pé direito com muito perigo a direita de Sosa. Dois minutos depois, nas última chance da primeira etapa, Elano bateu escanteio e Durval cabeceou em cima de Sosa.
No primeiro tempo, o Santos foi melhor, tinha mais volume de jogo, criava mais, porém se quiser fazer gol no segundo tempo, terá de pressionar mais.
Neymar abre o placar logo no início da etapa final
Na volta para o 2º tempo, o Santos foi para cima do Penãrol e logo abriu o placar. Arouca arrancou do campo de defesa, tocou para Ganso, que devolveu de primeira de letra para Arouca. O camisa 5 rolou para Neymar, que bateu firme no cantinho para abrir o placar. Neymar! Seu sexto gol nesta edição da Taça Libertadores.
Logo após o gol de Neymar, a partida ficou feia, com muitas entradas duras do uruguaios , que perceberam que o árbitro não tem pulso. Mas o Santos não tava nem aí e partida em busca do segundo gol.
Aos 8 minutos, Neymar quase marcou um golaço. O camisa 11 deu uma finta em dois adversários e bateu bonito por cima do gol. Quase! Logo depois, em rápido contra-ataque, Zé Love rolou para Neymar dentro da área, que girou para bater, mas foi desarmado na hora h.
O Peñarol estava saindo mais para o jogo e deixava espaços para o Santos, que levava perigo no contra ataque. Destaque da partida no segundo tempo até então, Arouca não fez um bom primeiro tempo, mas voltou muito bem para a etapa final e além da jogada do gol, organizava a saída de bola e era preciso na marcação ao lado de Adriano.
Aos 23, o lateral Danilo ampliou
Aos 23 minutos,o Santos foi tocando a bola com inteligência para o ataque. Elano recebeu de Neymar e tocou para Danilo na entrada da área. O lateral fez uma finta no defensor e bateu de canhota no cantinho para ampliar. Belo gol e muito festa no Pacaembu.
O Penãrol não conseguia furar a forte defesa do Santos que estava muito firme e contava com uma grande noite do volante Adriano.
Mas aos 34, o Peñarol diminui. Em uma lance isolado, Estoylov bateu cruzado e Durval marcou contra. O Santos não se abateu e estava perto do 3º gol.
Aos 37, poderia ter saído o gol que liquidaria a fatura. Neymar foi a linha de fundo, cruzou para a área e Ganso, desequilibrado pegou mal na bola, que foi na direção de Zé Eduardo, que errou a cabeça. Esse vai ser com certeza mais um lance para o Inacreditável FC.
Nos minutos finais,o Penãrol tentou lançar bolas na área para tentar o gol de empate, mas o Santos se segurou atrás e é o grande campeão. No fim, mais uma cena lamentável na libertadores. Os jogadores do Penãrol foram para cima do santistas, mas foram contidos pela polícia (depois de ”uma hora”).
Veja os gols da partida