O péssimo momento do futebol mineiro
O Futebol mineiro conta com três clubes na série A, os quais não vem apresentando um bom futebol desde o início da competição. O Atlético iniciou bem, ganhando os dois primeiros jogos, mas parou por aí. O Cruzeiro, que no início do ano era candidato ao título da Libertadores e do Brasileirão, teve um começo rídiculo, e sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro só aconteceu na 6º rodada. O América ganhou na sua reestréia na Série A, depois de 10 anos disputando a Série C e B do Brasil. Mas, a vitória no primeiro jogo não embalou a equipe, que hoje é lanterna do campeonato.
Atlético
O Atlético mais uma vez disputa para não cair para a Série B. Todo ano a equipe contrara bons jogadores, técnicos excelentes, mas, ao começar as disputas oficiais e de alto relevo, o time alvi negro não consegue evitar o péssimo futebol. Começa bem o campeonato, mas ao decorrer do mesmo, cai de produção e não consegue brigar na ponta da tabela, por uma vaga na Libertadores ou até mesmo pelo título nacional.
Este ano (Brasileirão 2011), o Atlético está mais uma vez na Zona de Rebaixamento, com grandes indíces de que vai voltar para as Série B, onde disputou em 2006 e foi campeão. A equipe não consegue manter uma série de vitórias, de jogos atuando bem, e deverá ‘acordar’, se não conseguirá evitar a queda para a segunda divisão do futebol nacional.
Até o momento, foram disputados 24 jogos pelo campeonato brasileiro. O Galo é o time que mais perdeu. Foram 14 derrotas, 3 empates e 7 vitórias. O time está a três pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento.
América
O América voltou para a Série A este ano, mas parece que não está satisfeito e voltará para a Série B. Lanterna do campeonato brasileiro 2011, o time está sempre fazendo bons jogos, começa ganhando a partida, mas no final, acaba sedendo o empate, ou até mesmo, a virada. Com isso, a equipe conseguiu vencer apenas três partidas no campeonato, um número péssimo. Foram 10 empates e 11 derrotas. O caminho do América para a segunda divisão está curto e muito próximo de chegar.
O coelho consegue manter um mesmo time e tática por várias sequenciasde partidas, consegue apresentar um bom futebol, por um tempo determinado na partida, mas sempre acaba sedendo o empate ou a virada para o adversário. O América realmente não merece, por estar apresentando este futebol que citei acima, estar na zona de rebaixamento, mas o elenco e a preparação do mesmo para a disputa da série A não foi melhorado, então muitos jogadores não estáo preparado para jogar uma competição deste nível, o que prejudicou o América, que na minha opinião, já está rebaixado.
Cruzeiro
Como citei acima, o Cruzeiro era o time favorito para conquistar os principais campeonatos que disputou este ano. Dentre eles, a Libertadores e Brasileiro, mas, por incrível que pareça e para a surpresa de muitos, o time está vivendo um momento bastante complicado no campeonato. Próximo da Zona de Rebaixamento, o Cruzeiro não vence há 5 partidas, e está precoupado, já que está a 5 pontos da zona da degola.
O Cruzeiro teve um início de Brasileiro péssimo, sendo que venceu apenas na 6º rodada, quando estreiava no comando de Joel Santana. Depois de sua primeira vitória no brasileiro, o Cruzeiro venceu mais sete, mas não em sequencia. Aliás, o time celeste não teve, até o momento, uma sequencia boa de vitórias e atuações excelentes.
O time está em 14º lugar, com 29 pontos, sendo que venceu 8 jogos, empatou 5 e perdeu 11.
Problemas fora das quatro linhas
O Cruzeiro e o Atlético vem, frequentemente, enfrentandos problemas fora das quatro linhas. O América teve seus problemas, mas parece que neste quesito, já está resolvido.
O Atlético trocou de comando uma vez neste campeonato. Iniciou o Brasileiro com o Dorival Junior no comando, mas trocou por Cuca. Além de trocar o técnico, o Altético teve outros problemas. O time alvinegro não consegue manter uma sequencia de jogos com um mesmo time, devido à lesões e expulsões, que muitas vezes ocorreu por motivos infantis dentro de campo, e acaba que tem de entrar com um time diferente a cada partida, complicando o desenvolvimento do time e até mesmo, um entrosamento dos jogadores.
Já o Cruzeiro e América trocaram seus comandantes por duas vezes neste campeonato brasileiro. No América, iniciou Mauro Fernandes, que saiu na 9º rodada, depois de uma derrota para o Atlético. Assumiu Antônio Lopes que ficou apenas por 4 jogos, onde empatou duas e perdeu outras duas. Pediu demissão alegando que não consegueria livrar o América da situação em que se encontra até hoje.
O Cruzeiro iniciou o campeonato Brasileiro com o Cuca – hoje no rival Atlético. O comandante foi demitido na quinta rodada, até então não tinha conseguido nenhuma vitória, no brasileiro, com a equipe celeste. Para seu lugar, foi contratado Joel Santana, que teve em seu comando 8 vitórias. Joel não conseguiu chegar com o Cruzeiro na ponta da tabela, oscilava muito e foi demitido. Para seu lugar foi anunciado Emerson Ávila, tenico da base do Cruzeiro e e também da base do Brasil. Até o momento, foram 5 jogos no comando do novo técnico, mas nenhuma vitória.
Outro problema que o Cruzeiro tem enfrentado fora dos campos, é insatisfação de jogadores, transferencias, lesoes e expulsções. Recentemente, Gilberto se envolveu em uma discussão com torcedores, o que alguns jogadores do time celeste insatisfeito com o próprio Gilberto. Hoje, dia 20 de Setembro, foi anunciado que Gilberto não é mais jogador do Cruzeiro.
Fora isso, o Cruzeiro, além do Atlético, não consegue manter uma mesma equipe por um bom número de jogos, pois sempre tem jogadores expulsos e lesionados.
Torço para que o Futebol Mineiro possa se recuperar e tomar de exemplo os times de minas que estão nas séries B, C e D, onde estão fazendo boas campanhas.