Petição tenta mudar nomes escolhidos para o tatu-bola, a mascote da Copa de 2014
Ele parece ser bem simpático; o desenho até que ficou legal, mas as opções disponibilizadas pela FIFA para batizar a mascote da Copa do Mundo Brasil 2014, não são bons. Amijubi, Fuleco e Zuzeco: essas são as opções de nome para o Tatu-bola. Gostou de algum? Difícil achar alguém que tenha gostado. Por isso, torcedores revoltados com essas opções (ruins!) criaram um abaixo-assinado na internet para tentar mudar as opções de nome, para respeitar a mascote; coitado dele!
Alguém já deve ter ouvido falar de alguém com nome estranho, mas imagine se chamar Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? Pois é. O link para você que também não gostou destes nomes, e que queira assinar a petição, é este aqui; o abaixo-assinado tem mais de 20 mil assinaturas, que será entregue ao Comitê Organizador da Copa antes da divulgação do resultado de qual o nome definitivo da mascote pela Fifa, no dia 25 de novembro. O objetivo é fazer com quê uma quarta opção decente para o animal seja disponibilizada, decidida pelo público.
Muitos dos que criticam as opções de nome (como a idealizadora da petição na internet, a jornalista Elis Monteiro), fazem uma pergunta interessante: por que não chamar a mascote simplesmente de ‘Tatu-bola”?
- Siga o Mundo do Futebol no Twitter e Facebook. E vote no prêmio TopBlog 2012
Os nomes (que estão disponíveis no site da FIFA para votação) têm significados de sua origem. São esses (segundo o site da Fifa):
Amijubi:
Amijubi é a união das palavras “amizade” e “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!
Fuleco:
Fuleco é a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
Zuzeco:
Zuzeco foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.
O comitê que definiu as opções de nomes era formado por Bebeto, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi, Fernanda Santos e Arlindo Cruz. Arlindo se “defendeu” sobre a escolha dos três nomes, dizendo que “não tinha nada a ver com os nomes escolhidos“. O sambista que, por sinal, é o autor da bela música em homenagem ao mascote: “Tatu Bom de Bola”. A música, de autoria de Arlindo Cruz, foi lançada pela FIFA e pela Sony Music Entertainment. A música está disponível na internet: escute a música neste vídeo.
A FIFA criou um site para a mascote oficial da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. A página, que ficou bem legal, tem informações do tatu-bola, vídeos, imagens, os mascotes de Copas do Mundo e, em breve, terá jogos.
Então, se você quiser participar da petição que tem como objetivo dar um nome decente para o animal (que o desenho ficou bem legal), clique aqui e veja como assinar.
Pela primeira vez, o nome de mascote de uma Copa do Mundo será escolhido pelo público. O primeiro mundial a ter uma mascote, foi a Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966. Willie foi o nome da mascote da Copa daquele ano. Na de 2010, Zakumi foi a mascote da Copa do Mundo da África do Sul.
Então, o que você achou do tatu-bola, como a mascote da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e dos nomes apresentado? Deixe sua opinião nos comentários!
ATUALIZAÇÃO (21 de setembro de 2012): A FIFA emitiu um comunicado oficial esclarecendo os nomes escolhidos para o mascote, que está dando muito o que falar. No comunicado, a federação diz que é complicado batizar um mascote, que o nome precisa estar disponível, ser algo inovador e pronunciável em vários países.
Segundo a entidade, já foram computados mais de 115 mil votos. É a primeira vez que o nome de um mascote de Copa do Mundo está sendo decidido pelo público. O comunicado explica também sobre a não-utilização do nome “Tatu-bola” para o animal: segundo ela, o nome não pode ser usado devido a restrições jurídicas.
Lembrando que o nome da bola da Copa (que será “Brazuca“) também foi bastante criticado a falta de uma opção que muitos internautas fizeram campanha. A explicação da Fifa na época também era de que os nomes já estariam registrados, e não poderiam ser usados.
Para ler o comunicado oficial na íntegra, veja no site oficial da Fifa.
Alan,
sensacional o artigo.
Agora essa “Dona Fifa”, como me diria o Capitão Nascimento, é um fanfarrão…kkkk
Abraço.
É verdade, Gustavo. rsrs