Portugal continua na luta para a proxima fase
Portugal está em maus lençóis
Portugal no confronto com os Estados Unidos (USA) entrou no jogo com vontade de vencer. Pois logo aos 5′ de jogo colocou-se na frente do marcador.
Mas foi por pouco tempo, pois abrandaram o ritmo e deixaram que os Estados Unidos começassem a crescer. O jogo durante o primeiro tempo teve situações de gol para ambos os lados, mas foi um primeiro tempo que deixou muito a desejar por parte de Portugal. Dizendo mesmo que no segundo tempo já seria de se prever que os Estados Unidos entrassem com tudo pelo menos para empatar o jogo, pois o empate colocava os Estados Unidos em boa posição na tabela.
Portugal deixou que os Estados Unidos entrassem mais para o meio campo Português e deixando espaços para que pudessem criar jogadas de perigo.
Tanto deixou que aos 60′ de jogo, Jones na entrada da área com um remate colocado deixa o goleiro Beto colado ao relvado, fazendo o empate para os Estados Unidos. Portugal via-se numa situação complicada, pois a vitoria colocava numa posição mais cómoda para o próximo jogo, para piorar mais a situação os Estados Unidos viriam a marcar o segundo gol colocando em vantagem no placar aos 81′ por Dempsey, Portugal sem mais a fazer coloca tudo no jogo e começa novamente a carregar, chegando Nani a colocar uma bola no poste, Eder com remate acrobático quase faz gol, vindo mesmo a marcar já no ultimo minuto de jogo, pois o arbitro concedeu 5minutos de tempo extra, quando já tudo parecia perdido para Portugal Varela que entrara para o lugar de Meireles faz gol aos 95′ deixando os torcedores dos Estados Unidos e a próprio time desolados e furiosos.
Portugal agora também terá que vencer o Gana, mas tem de vencer o Gana por uma vantagem muito grande de gols para conseguir superar a desvantagem que leva pela goleada sofrida com a Alemanha, e esperar que no confronto entre Alemanha e Estados Unidos aconteça o mesmo.