Quais as chances do Bahia no Campeonato Brasileiro 2012?
Esse é um artigo da série “Brasileirão 2012”.
Nos artigos dessa série vamos relacionar todos os clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, falando um pouco da sua história, principais títulos, jogadores de destaque, posição no campeonato brasileiro 2011 e as suas chances na conquista do brasileirão 2012.
Certamente o campeonato brasileiro é o campeonato mais disputado do mundo. Enquanto em outros países temos, no início, sempre os mesmos candidatos, no Brasil sempre podemos indicar vários clubes de tradição que iniciam o campeonato pensando em conquistá-lo.
História do Bahia
O Esporte Clube Bahia foi fundado no dia 1º de janeiro de 1931. Surgiu após atletas de dois clubes terem o desejo de continuar disputando torneios estaduais de futebol. Atualmente, a equipe é uma das mais fortes do Nordeste; após a unificação dos títulos brasileiros, o Baêa se tornou o primeiro campeão brasileiro de futebol, reconhecido pela CBF. Em 1959, o Tricolor de Aço venceu o Santos, de Pelé, e, com a conquista, foi o primeiro clube brasileiro a disputar a Copa Libertadores (em 1960, vencida pelo Peñarol. Naquele ano, o Bahia ficou em 5º). O Bahia conquistou também o Brasileirão de 1988, e é, junto com o Sport-PE, as únicas equipes do Nordeste a conquistar um torneio da primeira divisão nacional.
O clube sempre teve grandes momentos e anos difíceis. Rebaixamentos, derrotas, eliminações, mas mesmo assim, a grande característica do time é sua torcida, que sempre o apoia. Tem a maior torcida do Nordeste e uma das maiores e mais apaixonadas do Brasil.
Escudo
Uniforme
Os uniformes que serão utilizados na temporada são:
Uniforme Nº1
Uniforme Nº2
Camisa vermelha, com mangas brancas; calções azuis e meias brancas.
Bahia na internet
Você encontra o Bahia nos seguintes canais na internet:
Principais títulos
- Campeonato Brasileiro – 1
- Taça Brasil – 1
- Torneios Norte-Nordeste – 4
- Campeonato do Nordeste – 2
- Campeonato Baiano – 44
Principais destaques
- Paulo Roberto Falcão – Mais do que todo o time, o grande responsável pela grande campanha do Bahia no ano é o ex-comentarista e o “Rei de Roma”, Falcão. O técnico estava no Internacional, e chegou ao Bahia este ano. Já conquistou o Campeonato Baiano, e está fazendo um belíssimo trabalho no time.
- Marcelo Lomba -O goleiro que pertence ao Flamengo é um dos destaques da equipe. Marcelo saiu do Rio de Janeiro em busca ao gol titular do Bahia, onde está e sempre passa segurança aos torcedores.
- Souza – O atacante se mantém no clube, e sabe marcar gols em Brasileirões; Souza foi artilheiro do campeonato em 2006, quando atuava pelo Goiás.
- Gabriel – É tido como uma das promessas do Bahia para o Brasileirão 2012. Um jogador rápido, driblador e “garçom” dos gols do time. É sempre usado por Falcão no time.
Classificação no Campeonato Brasileiro 2011
Ficou dentro da zona de rebaixamente por três vezes no torneio. Fez um campeonato pouco empolgante, sendo que sua melhor posição no torneio foi o 12º lugar, na 1º e 25º rodada. Lutou contra o rebaixamento, mas se salvou nas últimas rodadas.
Terminou em 14º, com 46 pontos; um aproveitamento de 40 %. Venceu 11 jogos, empatou 13 e perdeu 14. Marcou 43 gols, sofreu 49. No fim, ficou com a última vaga na Copa Sul-Americana.
Quais as chances do Bahia no Campeonato Brasileiro 2012
Há dez anos sem conquista de títulos, o Bahia começou o ano campeão estadual. Com a chegada de Paulo Roberto Falcão, o time mudou sua forma de jogar e se tornou um time ofensivo. Por conta de sua campanha até agora no ano (campeão do Baiano e continua na Copa do Brasil) não deverá ter nenhum risco de rebaixamento (ao contrário do ano passado). Com isso, o time é o mais forte representante do Nordeste no Brasileirão 2012.
Irá disputar a Copa Sul-Americana, e neste ano, deverá conquistar novamente a vaga pelo Campeonato Brasileiro. Sonho de disputar uma Libertadores ainda é distante, mas não impossível. Se manter uma regularidade durante o campeonato, se reforçar e manter jogadores importantes, a vaga na Copa Libertadores, que não vem desde 89, pode se tornar realidade.
E você, o que acha? O que o Bahia fará este ano: disputar vaga na Libertadores ou ficar novamente no meio da tabela? Deixe sua opinião nos comentários.
Olha minha religião é o Bahia,mas eu sei que infelizmente só brigaremos pela sul-americana se tivermos mais uns reforços de peso,não precisa ser jogador consagrado mas sim jogador que deseje amar a religião,pq contra o grêmio,Santos vi que seremos forte candidato a rebaixamento.
rapais o bahia na verdade tem uma equipe muito forte , introzada e se os jogadores atuar como atuo no Campeonato Baiano, a equipe será uma das candidatas ao titulo…