Saiba quais são as possíveis punições pela morte do torcedor, na partida entre San Jose e Corinthians

Na noite desta quarta-feira, San Jose (Bolívia) vs Corinthians se enfrentaram pela primeira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores da América 2013. Nos 90 minutos, o jogo terminou empatado pelo placar de 1 a 1, mas, o que foi o grande destaque da partida foi o que aconteceu nas arquibancadas do Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia. Após o gol do Corinthians, logo aos 5″ da primeira etapa, um sinalizador, vindo da torcida corintiana, atingiu um garoto de 14 anos, que morreu na hora; o sinalizador atingiu Kevin Douglas Beltran Espada (torcedor apaixonado do San Jose) no olho, perfurando o crânio do adolescente.

Com essa tragédia, o Corinthians, atual campeão da América, corre o risco de ser eliminado da Copa Libertadores, já que isso costa no regulamento da competição. Antes de qualquer atitude, a Conmebol espera mais detalhes sobre a tragédia, e a punição dos torcedores culpados; até agora, 12 torcedores do Corinthians estão presos na Bolívia.

Torcida, San Jose,

Após sinalizador atingir Kevin Douglas Beltran Espada, torcedores tentam socorrer o adolescente. (Créditos da Imagem: Pedro Laguna)

Segundo o regulamento da Copa Libertadores, os clubes e/ou associações podem ser punidos por atitudes dos torcedores nas seguintes ocorrências (segundo o Artigo 11): Invasão ou tentativa de invasão de campo; objetos atirados ao campo; uso de sinalizadores, fogos de artifícios ou qualquer outro objeto pirotécnico; além de indisciplina e/ou desordem de torcedores dentro ou fora do estádio, nas suas proximidades.

No Artigo 18, estão postas quais seriam as punições, caso algumas das ocorrências ditas no Artigo 11 acontecer; são estas: Advertência ao clube; repreensão; multa; anulação da partida ou a remarcação de uma nova; perda de pontos; determinação do resultado de jogo; atuar com portões fechados; proibição de jogar em um estádio ou até mesmo no país; exclusão da competição (atual ou em edições futuras); perda de titulo ou prêmio; rebaixamento e perda de licença.

As informações acima foram divulgadas em artigo do site da ESPN no Brasil (que pode ser conferida aqui – no post, ainda pode ser visto o momento em que o sinalizador saí da torcida corintiana). Como todos sabem, a Conmebol está muito longe (mas muito mesmo) de ser uma UEFA, por isso, é muito complicado achar o regulamento na íntegra da Copa Libertadores 2013, no site oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Dirigentes, o técnicos e jogadores do Corinthians se pronunciaram sobre a tragédia em Oruru. O lateral corintiano Fábio Santos disse:  “Se for pelo fim das mortes”, sou a favor de tirar o Corinthians da Libertadores”.

A Conmebol pode fazer, pelo menos dessa vez (que ocorreu a morte de um torcedor), alguma coisa, e não deixar passar barato tudo isso. Se hoje a Europa é exemplo de organização (coisa que a nossa Confederação está distante) é porque tomou atitudes drásticas contra os torcedores baderneiros. Exemplo claro, que na final da chamada Copa dos Campeões (hoje, a Champions League), em 1985, entre Liverpool e Juventus, no Estádio Heysel, em que 38 pessoas morreram (e tantos outros ficaram feridos), a UEFA suspendeu TODOS os times ingleses das competições europeias, por cinco anos, para combater os hooligans (que foram responsabilizados pelo ocorrido).

Não que seja exclusividade dos brasileiros o uso de sinalizadores (já que, apesar de proibido, vemos que há isso em quase todas as partidas da Libertadores); mas que se for para acabar é para penalizar duramento todos aqueles que fazem algo de errado nos estádios e tentar, pelo menos, organizar a Copa Libertadores, para tentar dar credibilidade a ela. É vergonhoso, em um jogo na Argentina, Bolívia, Colômbia, etc. precisar de policiais com escudos, para proteger os jogadores adversários, na hora de bater escanteio ou entrar em campo.

Confira links que dão mais detalhes sobre a tragédia

Com informações dos sites ESPN.com.br e GloboEsporte.com.

Qual sua opinião sobre o caso? Deixe sua opinião aqui no Mundo do Futebol!

ATUALIZAÇÃO (22/02/2013): O Corinthians foi punido pela Conmebol e terá de jogar a Copa Libertadores 2013 sem torcida. A entidade sul-americana deu até três dias para o clube apresentar defesa; ou seja, o Corinthians vai recorrer a decisão e pode haver mudanças em relação à punição.

O clube (que já tinha vendido 83 mil ingressos antecipadamente para a primeira fase desta competição) também não poderá ter torcida a seu favor nos jogos fora de casa.

O Corinthians enfrenta o Millonarios já na próxima quarta-feira, em São Paulo, e existe esse impasse. Mas, o que está definido, no momento, é a decisão da Conmebol: Corinthians terá de jogar com portões fechados.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.