Veja um especial sobre o Brasileirão 2011, que começa neste sábado
Após mais de 160 dias de espera, o Campeonato Brasileiro de Futebol esta de volta! Um campeonato que reúne as maiores, e melhores, equipes do Brasil, e é considerado o melhor e mais disputado campeonato nacional do Mundo! A competição deste ano seguirá os mesmos moldes dos anos anteriores. Este ano, o Brasileirão 2011 será o nono seguido na disputa por pontos corridos. A competição irá ter 20 clubes, e esta será o 56°campeonato nacional; a de número 40 como Campeonato Brasileiro (organizado pela CBF).
O Campeonato Brasileiro de 2011 terá seu início em 21 de Maio de 2011. A última rodada esta marcada para 4 de Dezembro. Veja abaixo um guia sobre a competição que começa neste fim de semana.
Veja também
Tabela de jogos do Campeonato Brasileiro série A 2011 Mundo do Futebol
Tabela de classificação do campeonato brasileiro 2011 atualizada Mundo do Futebol
O regulamento da competição deste ano é a mesma dos anos anteriores. Em sistema de pontos corridos, 20 equipes jogam entre si em turno e returno. Sendo que as equipes jogam entre si uma vez por turno, em jogos de ida e volta. O Campeão Brasileiro será aquele que somar mais pontos. As quatro equipes que somarem menos pontos, irão ser rebaixados para a Série B de 2012.
A história
O Campeonato Brasileiro de Futebol começou a ser disputado em 1971, organizado pela CBF, o primeiro campeão deste campeonato organizado pela CBF foi o Atlético-MG. Uns anos antes, já existia competições que eram considerados o campeonato nacional da época. De 1959 até 1968 foi disputado a ‘Taça Brasil’ e de 1967 até 1970 foi disputado o ‘Torneio Roberto Gomes Pedrosa’. Em 2010, a CBF cedeu a pressão de alguns clubes e resolveu unificar os títulos. Com essa unificação, o primeiro campeão brasileiro foi o Bahia. E os maiores campeões nacional são Santos e Palmeiras, ambos com oito títulos.
O Internacional-RS é o único clube a conquistar um Campeonato Brasileiro invicto. Foi em 1971, em que os colorados não sofreram derrotas e conquistaram de forma invicta.
O maior artilheiro de uma única edição do campeonato brasileiro foi Washington, em 2001, na época, jogava no campeão do nacional daquele ano, o Atlético-PR. O atacante marcou 34 gols, até agora o recorde de gols em um único campeonato. O maior artilheiro de todos os tempo no Campeonato Brasileiro é Roberto Dinamite, com 180 gols.
A equipe que mais participou do Campeonato Brasileiro foi o Grêmio-RS. O Tricolor Gaúcho teve presente em 52 edições.
Os favoritos de 2011:
O Brasileirão se diferencia dos outros, além de outras coisas, também neste ponto: os favoritos. Enquanto na Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, etc. os campeões e os favoritos são sempre os mesmos, no Brasil não, o campeonato já começa com um monte de favoritos e não é sempre que vemos um time ser campeão por anos seguidos. E por isso que é tão equilibrado e emocionante.
As equipes favoritas em 2011 são aquelas de grande nome. A imprensa, alguns torcedores entre outros, colocam como os maiores favoritos desta competição Santos e Cruzeiro, pelo fato de terem os melhores elencos do Brasil. As duas equipes, que por sinal, conquistaram seus estaduais, neste ano.
Os possíveis craques e revelações
O torneio desta temporada irá trazer alguns jogadores de seleção brasileiro, de fortes nomes e que jogam muito. Como craque, a lista vem com Neymar, que já esta sendo comparado com o craque argentino do Barcelona Lionel Messi; Ronaldinho Gaúcho, que conquistou o carioca pelo Fla e foi um dos maiores jogadores do futebol mundial, apesar de ainda não ter brilhado na volta ao Brasil; Thiago Neves, também do Fla que esta sendo um dos melhores jogadores do rubro-negro carioca; Liedson, o brasileiro naturalizado português foi o artilheiro do Campeonato Paulista pelo Corinthians, e é um dos destaques da equipe de Parque São Jorge; Elano, o jogador que foi a Copa 2010, representar a seleção, e também foi artilheiro do Paulistão e esta fazendo uma ótima temporada; Dagoberto, atacante do São Paulo, destaque do clube; Klebér, atacante do Palmeiras batalhador, guerreiro, que sempre busca gol, e é super importante para o time; Ganso, apesar de não começar o Brasileirão, deve também ser um dos destaques da equipe santista no nacional; Leandro Damião, do Inter, jogador pretendido por grandes clubes europeus e fez um nacional de 2010 muito bom, e promete para esta temporada. Além desses nomes ainda estão na lista Conca, melhor jogador do ano passado; Montillo, do Cruzeiro; Fred, do Fluminense. Esta grande (ou melhor, enorme) lista de possíveis craques, aumenta ainda mais com as novas contratações que os clubes poderão fazer para a temporada: Seedorf, que o Corinthians e Botafogo estão atrás; Emerson ‘Sheik’ e Alex, que também acabam de chegar no Corinthians; Adriano que esta machucado e estreará no meio do ano na equipe de Parque São Jorge, assim como Luis Fabiano, que ainda não tem data para sua re-estreia no São Paulo.
Já os candidatos a revelações também são muitos; dentre eles estão Lucas (São Paulo) e Willian (Corinthians), entre tantos outros.
As equipes
Vinte clubes irão disputar o campeonato brasileiro de 2011. Clubes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste terão times na competição deste ano. Veja os detalhes de cada equipe que disputará o Brasileirão 2011:
América-MG: A equipe conseguiu o acesso na temporada anterior, mas no começo dessa começou mal, e foi eliminado do Campeonato Mineiro. O destaque da equipe é Fabio Jr, artilheiro do Mineiro. A equipe do Coelho deve tomar cuidado contra o rebaixamento. Deve mandar seus jogos no Brasileirão, na Arena do Jacaré.
Time base: Flávio; Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Thiago Carleto; Dudu, Amaral, Leandro Ferreira e Irênio; Alessandro e Fabio Júnior. Técnico: Mauro Fernandes.
Atlético-GO: Campeão goiano de 2011. E um dos candidatos a rebaixamento. Manda seus jogos no Serra Dourada. O destaque é para o goleiro Márcio, além de ser bom goleiro, também faz gol.
Time base: Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho e Vitor Júnior; Marcão e Alselmo.Técnico: Paulo Cesar Gusmão.
Atlético-MG: Finalista do Mineiro, o Atlético é uma das equipes com grande nome no Brasileirão. Deve ficar no meio da tabela. Como o Mineirão esta sendo reformado, o Galo deve mandar seus jogos na Arena do Jacaré, a exemplo das outras equipes do estado da Série A. Fillipi Soutto pode ser uma dos destaques do campeonato. O meia foi o jogador revelação do Mineiro.
Time base: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Fillipi Soutto, Dudu Cearense, Renan Oliveira e Giovanni Augusto; Guilherme e Magno Alves. Técnico: Dorival Jr.
Atlético-PR: Uma equipe sempre forte, mas que sempre depende das bolas paradas de Paulo Baier. Também deve terminar a competição no meio da tabela. A equipe mandará seus jogos na Arena da Baixada.
Time base: Renan Rocha; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Paulo Roberto, Cleber Santana e Paulo Baier; Guerrón e Adaílton. Técnico: Adilson Batista.
Avaí-SC: Surpreendente na temporada, apesar de não conquistar o estadual, a equipe catarinense esta jogando muito bem a Copa do Brasil, eliminando o São Paulo, por exemplo, na competição. É uma das poucas que terá de dividir o foco com outra competição. Dependendo do decorrer do campeonato, a equipe deve lutar para ficar na série a e brigar por vaga na Sul-Americana. O destaque da equipe é o goleiro Renan, que vem fazendo ótimas partidas. O Avaí mandará seus jogos na Ressacada.
Time base: Renan; Gustavo Bastos, Cássio, Revson, Diogo Orlando e Julinho; Marcinho Guerreiro, Acleisson e Marquinhos; William e Rafael Coelho. Técnico: Sillas.
Bahia-BA: Se esperava mais da equipe, principalmente por ter conseguido acesso a série A, e ver seu rival Vitória cair para a segunda divisão. Mas, a equipe foi eliminada do estadual. O Bahia se reforçou para o nacional, contratou o atacante Jobson, que deverá ser destaque do time, junto com, quem diria, o Souza, ex-Corinthians. Deve lutar contra o rebaixamento. A equipe mandará seus jogos em Pituaçu.
Time base: Marcelo Lomba; Jancarlos, Titi, Thiego e Ávine; Marcone, Camacho, Hélder e Lulinha; Jobson e Souza. Técnico: René Simões.
Botafogo-RJ: Foi eliminado no estadual e da Copa do Brasil, e deve também brigar por vaga na Sul-Americana. O destaque é para Loco Abreu. O ‘Fogão’ mandará seus jogos no Engenhão.
Time base: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Côrtes; Arévalo, Marcelo Mattos, Thiago Galhardo e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
Ceará-CE: Campeão cearense, eliminou o Flamengo na Copa do Brasil, tem um time regular e não deve brigar contra o Rebaixamento. A Sul-Americana deve ser o objetivo. O destaque da equipe vai para Iarley, ex-Corinthians, o atacante vem fazendo boas partidas. O Ceará mandará suas partidas no Presidente Vargas (o Castelão esta fechado para reforma da Copa do Mundo 2014).
Time base: Fernando Henrique; Boiadeiro, Erivelton, Fabrício e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto e Geraldo; Iarley e Marcelo Nicácio.
Corinthians-SP: O Corinthians, que por história, já vem pressionado. A equipe do Parque São Jorge só deu decepções para a torcida neste começo de temporada: a envergonhosa eliminação do time na fase Pré-Libertadores, para o fraco Tolima, e a perda do Campeonato Paulista, na final para o Santos, fazem com que a equipe conquiste a qualquer custo o campeonato. Apesar da pressão, o time deverá mesmo ficar somente na zona de classificação para a Libertadores, pelo fato de não ter um excelente elenco, por isso a diretoria corintiana corre atrás de reforços: Seedorf e Ganso são alguns nomes, além do já contratado Adriano, que só estreia no meio da temporada. O destaque vai mesmo para Liédson, artilheiro do Paulistão. O Corinthians andará seus jogos no Pacaembu.
Time Base: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Cástan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Jorge Henrique; Emerson e Jorge Henrique. Técnico: Tite.
Coritiba-PR: Um dos grandes destaques neste primeiro bimestre. Os paranaenses tiveram um série de 24 vitórias seguidas (um recorde no futebol brasileiro), conquistou o estadual e esta nas semifinais da Copa do Brasil. No Brasileirão, a equipe irá enfrentar grandes equipes e pode surpreender. A equipe poderá lutar por uma vaga na Libertadores. Achar um destaque da equipe é complicado, já que um dos pontos fortes é o elenco. O Coxa mandará seus jogos no Couto Pereira.
Time base: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira.
Cruzeiro-MG: Considerado por muitos, o Barcelona do Brasil, o Cruzeiro chega como um dos favoritos ao título. Vem aí com a conquista do Campeonato Mineiro, mas foi eliminado da Copa Libertadores de forma muito ruim. O destaque vai para o argentino Montillo, que sempre faz boas partidas, ajudando a equipe. A equipe do Cruzeiro, assim como os outros mineiros que disputará a Série A, mandará suas partidas na Arena do Jacaré.
Time base: Fábio; Vitor, Victorino, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro. Técnico: Cuca.
Figueirense-SC: Deverá ser um dos que irão ser rebaixados. Lenny, ex-Palmeiras, é um dos destaques do time. O Figueira mandará seus jogos no Orlando Scarpelli.
Time base: Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Fernandes; Reinaldo e Lenny. Técnico: Jorginho.
Flamengo-RJ: Mais um dos candidatos ao título. Apesar de não vir fazendo boas partidas (a equipe foi eliminada da Copa do Brasil), os rubro-negros tem no elenco Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. A equipe mandará suas partidas no Engenhão.
Time base: Felipe; Léo Moura, Wellinton, David e Egídio; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fluminense-RJ: Eliminado na Copa Libertadores e do Campeonato Carioca, o Fluminense chega no Brasileirão tentando o bicampeonato, já que o Flu é o atual campeão. Deve brigar por vaga na Libertadores. O destaque do time vai para Fred e Conca. O Flu irá mandar seus jogos no Engenhão.
Time base: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Rafael Moura e Fred. Técnico: Enderson Moreira.
Grêmio-RS: É mais um dos favoritos para a conquista do Brasileiro. Apesar da eliminação da Copa Libertadores, a equipe foi finalista do Gauchão e tem um bom elenco. O destaque vai para o técnico Renato Gaúcho. O estádio do Grêmio no Brasileirão é o Olímpico.
Time base: Victor; Gabriel, Vilson, Rodolfo e Lúcio; Fabio Rochemback, Adílson, Escudero e Douglas, Leandro e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.
Internacional-RS: Um dos cotados para levantar o caneco do Brasileirão. A equipe comandada pelo técnico Falcão entra com jogadores de nomes e é favorito. Os colorados irão mandar seus jogos no Beira-Rio.
Time Base: Renan; Nei, Bolivar, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazul, Andrezinho e Oscar; D’Alessandro e Rafael Sóbis. Técnico: Falcão.
Palmeiras-SP: O Palmeiras tenta se reestruturar. A equipe foi eliminada do Paulistão para o arqui-rival Corinthians, e da Copa do Brasil para o Coritiba, após ter perdido uma partida por 6a0. O time tem bons jogadores e um técnico campeão do mundo, Felipão. Deve tomar cuidado com o rebaixamento, mas deve terminar o campeonato no meio da tabela. O Palmeiras mandará os seus jogos no Pacaembu (já que o Palestra Itália esta sendo reformado).
Time base: Marcos; Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia; Kleber e Wellington Paulista. Técnico: Felipão.
Santos-SP: Juntar jogadores como Elano e Neymar com o técnico Muricy Ramalho põe o Santos como um dos super favoritos a conquista do nacional. A equipe é o único brasileiro vivo na Libertadores, e ainda foi campeão do Paulistão. Sem dúvida é um dos favoritos ao título. O Santos manda suas partidas na Vila Belmiro.
Time base: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e PH Ganso; Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Muricy Ramalho.
São Paulo-SP: Um clube com a estrutura do São Paulo sempre é favorito nos campeonatos que disputa. Apesar das eliminações e das confusões dentro do time, a equipe tem grandes jogadores (Rogério Ceni, Lucas, Dagoberto), e deve brigar por vaga na Libertadores. O Tricolor paulista irá mandar seus jogos no Morumbi.
Time base: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva, Miranda, Juan e Jean; Casemiro, Carlinhos Paraíba e Lucas; Dagoberto e Luis Fabiano. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.
Vasco-RJ: O Vasco deu uma ótima melhorada do início do ano até agora. A equipe não conseguia vencer, mas agora os cruzmaltinos chegaram a final da Taça Rio e esta nas semifinais da Copa do Brasil. Não tem um time excelente para disputar um título do Campeonato Brasileiro. Deverá ficar no meio da tabela. O estádio do Vasco no Brasileirão 2011 é o São Januário.
Time base: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes.
As disputas
Além do título dado ao time com mais pontos ao final do campeonato, o Brasileirão dará vagas à duas competições continentais: A Copa Libertadores e Sul-Americana, ambas de 2012.
Garantem vagas para a Libertadores, os 4 primeiros colocados na classificação geral, sendo que o quarto colocado disputará a fase pré-Libertadores, e os outros 3 irão automaticamente para a fase de grupos. Se o campeão da Libertadores for um brasileiro, só estarão ganharão vaga para a Libertadores, pelo Campeonato Brasileiro, os 3 primeiros colocados.
Já a Sul-Americana irão do 5° ao ao 12°, sendo que a CBF ainda realizará um regulamento para a classificação para a competição.
O taça do campeonato brasileiro chama-se ‘Troféu Campeão Brasileiro da Série A de 2011’. A posse do troféu é permanente ao clube campeão.
Outras informações
A bola a ser usada no Campeonato Brasileiro de Futebol será de marca ‘Nike’. Chama-se ‘T90 Strike’, e é a mesma usada na Copa do Brasil 2011. A bola branca tem o símbolo da marca, junto com o da CBF, tem detalhes em azul e verde. A bola é do mesmo modelo usadas em outras competições, em que tem a Nike como patrocinadora.
A Rede Globo de Televisão é a detentora dos direitos de imagem do Campeonato Brasileiro. As emissoras de TV que irão transmitir o Campeonato no Brasil será a Rede Globo e Rede Bandeirantes (em TV Aberta,um jogo por rodada); Sportv (TV Fechada, dois jogos por rodada) e PFC (todos os jogos, em sistema pay-per-view).
Fantasy Game
O Canal de TV Fechada Sportv junto com o portal GloboEsporte.com criaram o fantasy game oficial do Campeonato Brasileiro. É o Cartola FC. E o ‘Mundo do Futebol’ tem uma liga neste jogo. Para mais informações e para participar da liga, clique aqui e divirta-se!
Veja os jogos que abriram o Campeonato Brasileiro de 2011!
Sábado-21/05
18h30 Flamengo x Avaí Engenhão
18h30 Ceará x Vasco Presidente Vargas
18h30 Atlético-MG x Atlético-PR Arena do Jacaré
21h Santos x Internacional Vila Belmiro
Domingo-22/05
16h Palmeiras x Botafogo Benedito Teixeira
16h Grêmio x Corinthians Olímpico
16h Coritiba Atlético-GO Couto Pereira
16h Figueirense x Cruzeiro Orlando Scarpelli
18h30 Fluminense x São Paulo Engenhão
18h30 América x Bahia Arena do Jacaré
Gostou deste ‘mini-guia’ do Campeonato Brasileiro de 2011? Quais são os seus palpites? Comente aqui no Mundo do Futebol! E que comece o Campeonato nacional mais emocionante do Mundo!!!!!!!!