Zico X Dinamite: duelo dos anos 80 agora é em versão cartola
Neste domingo, pela 12ª rodada do brasileirão, torcedores do Flamengo e do Vasco da Gama presenciarão o duelo que, por muitas vezes, foi um dos grandes sucessos do futebol brasileiro nos anos 80: Zico X Dinamite.
O duelo será travado no Maracanã, como nos velhos tempos, só que desta vez será fora das quatro linhas, mais precisamente nas tribunas de honra. Zico “joga” agora em nova posição – Diretor-Executivo do Flamengo. Roberto Dinamite, na Presidência do Vasco. Mas, pensando bem: será que realmente existe rivalidade entre os dois maiores camisas 10 que Flamengo e Vasco já tiveram? Talvez os jovens flamenguistas e vascaínos da atualidade não saibam – eles se respeitam e se admiram muito.
Me considero privilegiado por ter visto estes dois grandes jogadores do futebol brasileiro jogarem. Vou até contar um segredo para os queridos leitores: já cheguei até comemorar (e não foi só uma vez) gols de Roberto Dinamite. Calma. Eu explico: Comecei a gostar de futebol em 1978, mais precisamente na copa do mundo daquele ano. O centroavante daquele escrete (ainda se usa estes termos? rs) era Reinaldo, do Atlético Mineiro. O atacante do Galo se contundiu e Dinamite entrou em seu lugar e se saiu bem perante à torcida brasileira, tendo marcado três gols naquele certame, proporcionando alegria aos “100 milhões em ação” (também sou brasileiro). Expliquei? rs
De volta à “rivalidade”, inúmeras foram as oportunidades que vi Zico e Roberto se enfrentarem. Pensei aqui neste artigo mostrar não somente um, mais alguns vídeos tanto do Galinho quanto do Bob fazendo gols, belas jogadas, atuando individualmente e também um contra o outro… mas…, quando vi um vídeo produzido pela extinta TV Manchete onde os dois craques batem um papo cordial e emocionante, decidi: é este que vai ficar. Confiram:
Alguém notou alguma rivalidade?!
Não podiam faltar os números dos confrontos
Segundo o artigo publicado ontem à noite no site do Globo Esporte, “nos 41 jogos em que estiveram frente a frente, Roberto fez mais gols que o maior artilheiro da história do Maracanã. Dinamite balançou a rede rubro-negra 21 vezes. O 10 da Gávea marcou 14 gols no Vasco.
Mas no confronto geral com o maior rival de seus clubes, Zico teve mais motivos para comemorar do que Roberto. Em 54 partidas contra o Vasco, o rubro-negro registrou 20 vitórias, 19 empates e 15 derrotas. E marcou 19 gols. Roberto, em 67 clássicos, ganhou 19 e perdeu 22. Além de 26 igualdades. E fez um total de 27 tentos.”
Porque vai ser domingo. Vai ter Maracanã. Vai ter clássico – o clássico dos milhões. Vai ter Flamengo contra Vasco. Vai ter Zico contra Dinamite! Vai ter rivalidade… ah, saudosa rivalidade…
2 Resultados
[…] Zico X Dinamite: duelo dos anos 80 agora é em versão cartola […]
[…] do desenho animado Tom e Jerry. Apesar do vídeo escolhido apresentar os famosos gato e rato dos anos 80, estou me referindo ao mouseless, o “mouse invisível” desenvolvido por um estudante da […]